Redação Publisher do OBemdito

Frentes de trabalho da Prefeitura avançam com obras de recape e micropavimentação

Novas vias públicas de Umuarama estão recebendo revitalização do pavimento asfáltico. Nesta semana, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento […]

Foto: Assessoria PMU
Frentes de trabalho da Prefeitura avançam com obras de recape e micropavimentação
Redação - OBemdito
Publicado em 11 de abril de 2024 às 18h27 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 12h26

Novas vias públicas de Umuarama estão recebendo revitalização do pavimento asfáltico. Nesta semana, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos avançaram com recapeamento e micropavimentação. Em outra frente, a pavimentação de estradas rurais também evoluiu, com a conclusão do asfalto na Estrada Pavão e o início dos trabalhos para pavimentar a Estrada Paca.

Na terça-feira (09), com maquinário e equipe própria a Prefeitura iniciou recapeamento asfáltico nas ruas do Jardim Global, entre a zona 2-A e o Jardim Belvedere. A melhoria contemplou trechos das ruas Camboriú (entre as avenidas Rotary e Olinda), a rua Caiobá (que é paralela) e alguns trechos das ruas Belo Horizonte e Montes Claros, dando sequência ao recapeamento executado recentemente no Jardim Belvedere, que contemplou todas as ruas do bairro.

No final do ano passado a Prefeitura fez o recape de trechos das ruas Abaeté, Belo Horizonte e Montes Claros, somando 6.961,66 m² de asfalto, além da recuperação de meio-fio e sarjetas.

“O investimento foi de R$ 510,8 mil oriundos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR)”, explicou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco. “Agora vamos completar outros trechos dessas ruas nos jardins Cristal e Tamoio, com equipe própria”, emendou.

Micropavimentação

Na quarta-feira (10), a micropavimentação foi retomada no Jardim Petrópolis, contemplando todas as ruas do bairro e uma das vias da avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, entre a rua Rodrigues Alves e a avenida Parigot de Souza (sentido centro).

Esta etapa do serviço totaliza 18.600 m². Na avenida Ariovaldo, apesar de aparentar boas condições, a Secretaria de Obras decidiu aplicar a micro porque o pavimento começou a dar sinais de desgaste (fissuras, trincos e cobertura desagregando).

A finalidade da micropavimentação nem sempre é bem compreendida, afirma o diretor de Obras, Hélio da Silva Junior. “Esse processo se destina mais à conservação da pista do que à recuperação, que é feita com reperfilamento ou recape. A micro deve ser aplicada quando o asfalto começa a dar problema, para prevenir que haja infiltração e comprometimento da base”, explicou.

A microcamada ‘sela’ o pavimento e evita o surgimento de buracos. “A Ariovaldo dá acesso à nossa principal rodovia e registra um tráfego é muito grande, tanto de veículos leves quanto de ônibus e caminhões. Neste trecho consideramos o alto fluxo de veículos, a subida e a existência de um semáforo, tudo isso afeta a situação do pavimento”, completou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas