
Funcionária de escola em Maringá chega ao trabalho vestindo camiseta com símbolo nazista
Uma funcionária de um colégio estadual foi flagrada usando uma camiseta estampada com a suástica, símbolo nazista, e os dizeres […]


Uma funcionária de um colégio estadual foi flagrada usando uma camiseta estampada com a suástica, símbolo nazista, e os dizeres “Viva a Santa Raça Ariana”, na segunda-feira (22), em Maringá. Estudantes tiraram fotos e informaram os professores sobre o ocorrido. A funcionária afirmou desconhecer o significado do símbolo e prontamente trocou de camiseta ao ser alertada pela direção da escola.
Fazer apologia ao nazismo constitui crime no Brasil. A legislação veda o uso de símbolos e a disseminação de propaganda relacionada ao regime que resultou na morte de milhões de pessoas durante a primeira metade do século XX.
De acordo com o diretor da escola, Sérgio Martinhago, a funcionária, contratada por uma empresa terceirizada, alegou não estar ciente do significado do símbolo estampado em sua camiseta e não recorda de quem lhe presenteou com a peça.
A administração da instituição decidiu reter a camiseta até que se defina o curso de ação apropriado. O diretor expressou sua esperança de que grupos de combate ao racismo entrem em contato com o colégio para colaborar nesse contexto.
(Com informações aRede)