
Taxa de ocupação de leitos da UTI Covid aumenta para 50% em Umuarama
Número de casos confirmados da doença volta a subir na cidade


A semana começa com o anúncio de que 34 novos casos de covid-19 foram confirmados em Umuarama – 19 mulheres e 15 homens – e agora o total de pessoas com diagnóstico positivo para a doença está em 15.749, desde o início da pandemia de coronavírus em março do ano passado.
Deste total de positivos, 13.800 pessoas se recuperaram, 1.632 seguem fazendo o tratamento em suas residências e 19 estão hospitalizadas. Nenhuma morte foi oficialmente confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde e o total de óbitos está em 298.
Nestes quase 17 meses de pandemia, 38.554 pessoas buscaram ajuda no Ambulatório de Síndromes Respiratórias (e nas unidades básicas de saúde) com sintomas de gripe. Deste total, 21.910 casos foram descartados e há 895 pessoas consideradas suspeitas para a doença, aguardando os resultados dos exames em suas casas, com três pacientes hospitalizados.
De acordo com a Coordenação de Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dos 37 leitos de UTI disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nos hospitais locais, 18 estão ocupados, assim como 32 dos 64 leitos de enfermarias.
(Assessoria PMU)
