
Umuarama: Mais de 800 pessoas são flagradas em aglomerações no fim de semana
A ação integrada de fiscalização urbana (Aifu) realizada em conjunto entre as equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia […]


A ação integrada de fiscalização urbana (Aifu) realizada em conjunto entre as equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar flagraram diversas aglomerações no último final de semana, situação que demonstra relaxo da população no cumprimento das medidas preventivas à disseminação do coronavírus.
Entre quinta-feira (12) e o último domingo (15), mais de 800 pessoas foram orientadas a se dispersarem e voltarem para casa na região central de Umuarama. Além disso, diversos estabelecimentos foram autuados ou notificados.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Valdemir Santos da Silva, iludida talvez pelo avanço na vacinação e pela queda da ocupação de leitos hospitalares e dos números de casos e óbitos por covid-19, a população tem dado sinais de acomodação apesar de a cidade ainda enfrentar a pandemia.
Na última quinta-feira à noite, a equipe notificou um restaurante e precisou dispersar aglomeração, além da ausência de documentação; mais de 50 orientações de dispersão foram realizadas, bem como espera pelo fechamento de estabelecimentos (lanchonete, tabacaria, restaurante e choperia) que funcionavam além do horário permitido.
O trabalho continuou na sexta-feira (13), com três infrações aplicadas a lanchonetes, notificação a uma tabacaria e também a uma petiscaria. O que mais chamou a atenção foram cerca de 250 orientações para dispersão de aglomeração, problema que se repetiu no sábado (14), na região da Avenida Maringá – quando novamente cerca de 250 pessoas tiveram de ser dispersas, além de quatro notificações a chácara, posto e lanchonetes, três infrações contra restaurante, bar e lanchonete e duas denúncias atendidas.
No domingo (15), foram mais de 300 dispersões em ações realizadas na Avenida Maringá e na região do Lago Aratimbó.
“Os fiscais aplicaram ainda seis notificações contra sorveterias e bares, duas infrações por aglomeração e reincidência de estabelecimento com mesas nas calçadas. O que mais tem preocupado, porém, são as aglomerações que estão se tornando cada dia mais frequentes”, disse o coordenador da Vigilância.
Relatórios da Guara Municipal confirmam que um bar foi notificado na Rua Tomé de Souza; uma churrascaria na rodovia PR-323, uma lanchonete no centro e um pub da Avenida Maringá foram infracionados; dois bares foram orientados e aglomerações de pessoas com consumo de bebidas na Avenida Maringá, na Praça Miguel Rossafa e nas proximidades do mercado Atacadão foram orientadas e dispersas, tudo isso na última sexta.
No sábado uma aglomeração com cerca de 100 pessoas foi dispersa num bar de bocha no Parque Dom Bosco e três festas em chácaras foram fiscalizadas por som alto e aglomeração de pessoas, resultado em dois bares infracionados, uma das festas em chácara notificada; um bar, uma hamburgueria e um restaurante e lanchonete também receberam notificações.
Já no domingo, um bar da Avenida Maringá foi fechado e infracionado devido a causar aglomeração.
(Assessoria PMU)