
Mais um grupo de estudantes de medicina da Unipar viaja para auxiliar como voluntários no RS
O grupo irá realizar ajudar nas consultas médicas, auxiliar na limpeza dos estabelecimentos, organizar kits de higiene pessoal, separar roupas doadas, entre outros serviços


Mais um grupo de 35 alunos do curso de medicina da Unipar (Universidade Paranaense) partiu de Umuarama neste sábado (17) com destino ao Rio Grande do Sul. O grupo, que é formado por três médicos, uma psicóloga e 31 acadêmicos do curso, irá trabalhar como voluntário em um dos abrigos que estão recebendo os desabrigados pelas enchentes que afetaram o estado.
De acordo com o residente Dr. Gabriel Orti, médico intervencionista do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que é um dos coordenadores da viagem, o grupo irá ajudar nas consultas médicas, auxiliar na limpeza dos estabelecimentos, organizar kits de higiene pessoal, separar roupas doadas e descarregar as doações dos caminhões que chegarem ao local.
“Serão levados donativos, alimentos, fraldas pediátricas, fórmulas infantis, água, cobertas, roupas pediátricas, adultas femininas e masculinas e medicações”, revelou o Dr. Gabriel.
No último dia 9, outro grupo de futuros médicos já havia ido para o estado gaúcho ajudar as vítimas da tragédia climática. Eles retornaram na última terça-feira (14), após 5 dias de muito trabalho. Conforme o médico intervencionista, a viagem anterior aprimorou, dentre outras habilidades, a capacidade de resiliência por parte de cada um dos integrantes.
“Buscamos aplicar o que um famoso psiquiatra e psicanalista nos deixou de legado: Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana [Carlos Jung]”, finalizou.
Atualização dos números
Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizados nesta sexta-feira (17), subiu para 154 o número de mortes causadas pelos temporais que atingiram o estado. 98 pessoas estão desaparecidas e 806 ficaram feridas.
Ao todo, 2.281.830 pessoas foram afetadas em 461 dos 496 municípios do estado. 540 mil pessoas estão desabrigadas, 78.165 em abrigos e o restante na casa de familiares ou amigos.
Doações enviadas
Ao todo, 11 caminhões com mais de 200 toneladas de doações já deixaram Umuarama com destino ao Rio Grande do Sul, os últimos dias deles, nesta quinta-feira (16). A campanha de doação está sendo realizada pelos bombeiros de Umuarama com o apoio da defesa civil. As doações podem ser realizadas até o próximo dia 22 de maio.
