Redação Publisher do OBemdito

Confira o horário especial de atendimento do comércio de rua para o Natal em Umuarama

Em meio ao ‘novo normal’ com a flexibilização das medidas restritivas adotadas como contenção à pandemia do coronavírus, o comércio […]

Foto: Prefeitura de Umuarama
Confira o horário especial de atendimento do comércio de rua para o Natal em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 21 de agosto de 2021 às 11h35 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 00h06

Em meio ao ‘novo normal’ com a flexibilização das medidas restritivas adotadas como contenção à pandemia do coronavírus, o comércio de rua de Umuarama se prepara para o mês mais esperado do ano: dezembro.

A expectativa do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojistas) é que o movimento seja maior que o ano passado. “Estamos torcendo para que não haja aumento de casos e decretos, mas estamos positivos, uma expectativa bem melhor”, argumentou o presidente do Sindilojistas, Luiz Carlos Strassi.

A convenção coletiva assinada entre o patronal e o Sindicato dos Empregados do Comércio assinala a possibilidade de jornada diferenciada no fim do ano, que funcionará da seguinte maneira:

4, 11 e 18 (sábados) das 9h às 18h;

13 a 17 e 21 a 23 (dias de semana) das 9h às 22h;

19 (domingo) das 9h às 17h;

24 (véspera de Natal) das 9h às 16h;

31 (ano-novo) das 8h às 16h;

ORIENTAÇÃO

No entanto, o Sindicato dos empregados ressalta que para os lojistas que optarem pela abertura em três sábados ao invés de dois devem ficar atentos ao que está previsto na convenção, que prevê o seguinte que os empregados que trabalharem no primeiro sábado até 17h não poderão trabalhar no seguinte em regime de prorrogação de jornada. Ou seja, eles só poderão voltar a trabalhar no terceiro sábado e assim sucessivamente.

O ideal é que os empregadores dividam as equipes em duas turmas para que não haja desrespeito à convenção. Além disso, também é possível haver adicional de 70% e ainda pagamento integral de horas-extras.

O Sindicato dos empregados do Comércio mandou uma carta aos escritórios de contabilidade para orientar acerca dos pormenores (veja no fim da reportagem). “Em Umuarama temos ótimas empresas, que sempre cumprem o que está previsto, mas para orientar os lojistas enviamos esta carta”, salientou a presidente Miromar Ponciano.

CORONAVÍRUS

A três meses de dezembro e com mais de 28 mil pessoas vacinadas em Umuarama (com duas doses ou dose única), os protocolos de segurança sanitária não devem ser ignorados.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a pandemia deve se encerrar somente em meados de 2022, quase dois anos depois da primeira notificação no mundo.

Assim, os consumidores devem manter os hábitos de utilização de máscaras, higienização frequente das mãos e assepsia com álcool gel também durante as compras de fim de ano.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas