
Confira as igrejas onde haverá missa e procissão de Corpus Christi em Umuarama
Corpus Christi é o dia em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo


A Diocese de Umuarama divulgou as paróquias que realizarão a solenidade de Corpus Christi na próxima quinta-feira (30). De acordo com a instituição, na Catedral haverá montagem do tapete a partir das 5h da manhã, uma única missa às 9h, seguida de procissão com o Bispo Dom João Mamede Filho.
A igreja matriz São Francisco de Assis realizará missa solene também às 9h e pede que os fiéis façam doações de fraldas geriátricas G ao EG. A paróquia atende aproximadamente 120 pessoas que usam fraldas, distribuindo em média 360 pacotes por mês e 4.320 anuais.
Quem quiser doar pode colocar os pacotes nos altares durante a procissão ou entregá-los na secretaria paroquial, localizada na Rua Cambé, nº 4240, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 13h.
As paróquias São José Operário, Nossa Senhora Aparecida, Perpétuo Socorro, São Lucas e São Cristóvão, Santo Expedito e Santa Luzia também realizarão comemorações com tapetes de serragem. A paróquia Santa Clara fará os tapetes com TNT.
Veja os horários das celebrações pela Diocese:


Corpus Christ
Corpus Christi é o dia em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados figuradamente pelo pão e vinho. A data recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos.
O feriado é marcado pela confecção dos tapetes de serragem que colorem ruas e avenidas de várias cidades brasileiras. Esses tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização, entre os séculos XVI e XIX. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas com ramos e mantos para a passagem do Messias.

Durante a procissão de Corpus Christi, os peregrinos passam por cima dos tapetes e o sacerdote leva o ostensório. Os tapetes são tradicionalmente feitos com serragem e sal colorido, mas hoje os fiéis também utilizam pó de café, areia, cascas de ovos e até tampinhas plásticas.


