
Usuária do transporte público urbano de Umuarama reclama da mudança de horários
No último dia 6 de junho, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município a renovação do contrato com a Viação Umuarama


Uma usuária do transporte público de Umuarama entrou em contato com OBemdito para reclamar da alteração de alguns horários de circulares que fazem a linha terminal/Industrial.
Maria Estela Prado Silva Veiga, que é serviços gerais e mora no bairro Industrial, afirma que a Viação Umuarama mudou o horário para às 18h30, o coletivo vai para o bairro, trazendo transtornos para quem precisa usar o meio de transporte.
“Eu saio do serviço às 17h, chego lá e preciso ficar esperando até as 18h15. Estava bom agora ficou ruim. Chego muito tarde em casa”, destacou.
Além disso, neste horário não há ninguém no terminal, o que tem trazido transtornos para quem precisa dos serviços da empresa. “Nós precisamos recarregar o cartão de circular e está fechado. O banheiro também não tem como usar, tanto à tarde quanto de manhã, quando chego”, disse.
A reclamação por conta dos horários e da falta de linhas é um problema recorrente do transporte público de Umuarama e tem sido motivo de muitos questionamentos. Conforme a empresa, recentemente não foi realizada nenhuma mudança de horários. “Não tivemos nenhuma alteração nos últimos dias”, destacou Augustinho Duarte, do Setor Operacional da empresa.
Contrato emergencial
No último dia 6 de junho, a prefeitura de Umuarama publicou no Diário Oficial do município a renovação do contrato com a Viação Umuarama, sem licitação e de forma emergencial. O contrato, no valor de R$ 8.724.292, é válido pelos próximos seis meses, com possibilidade de renovação por até um ano.
Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Gonçalves Capelli, a renovação foi necessária porque o contrato anterior finalizou, e se não houvesse a renovação, a cidade ficaria sem o transporte público urbano.
“O contrato antigo venceu. A nossa que fizemos está suspensa aguardando uma decisão do Tribunal de Contas do Estado. Assim que o TCE nos autorizar, faremos novamente a licitação”, detalhou o secretário.
Conforme ele, o novo contrato foi realizado com base nos estudos técnicos para a implantação da nova contratação. “Nesta nova contratação, conseguimos exigir algumas melhorias pontuais, não são todas que gostaríamos, mas já são melhorias para atender melhor o cidadão”.
Além de algumas melhorias, Capelli garante que o preço da passagem deverá ser mantido nos atuais R$ 4. “A administração tem se pautado para que se mantenha o valor da passagem. Ainda não sabemos qual será a redução para o próximo contrato, mas a disputa será na redução do atual”, finalizou.