Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Usuária do transporte público urbano de Umuarama reclama da mudança de horários

No último dia 6 de junho, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município a renovação do contrato com a Viação Umuarama

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Usuária do transporte público urbano de Umuarama reclama da mudança de horários
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 12 de junho de 2024 às 11h46 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 08h18

Uma usuária do transporte público de Umuarama entrou em contato com OBemdito para reclamar da alteração de alguns horários de circulares que fazem a linha terminal/Industrial.

Maria Estela Prado Silva Veiga, que é serviços gerais e mora no bairro Industrial, afirma que a Viação Umuarama mudou o horário para às 18h30, o coletivo vai para o bairro, trazendo transtornos para quem precisa usar o meio de transporte.

“Eu saio do serviço às 17h, chego lá e preciso ficar esperando até as 18h15. Estava bom agora ficou ruim. Chego muito tarde em casa”, destacou.

Além disso, neste horário não há ninguém no terminal, o que tem trazido transtornos para quem precisa dos serviços da empresa. “Nós precisamos recarregar o cartão de circular e está fechado. O banheiro também não tem como usar, tanto à tarde quanto de manhã, quando chego”, disse.

A reclamação por conta dos horários e da falta de linhas é um problema recorrente do transporte público de Umuarama e tem sido motivo de muitos questionamentos. Conforme a empresa, recentemente não foi realizada nenhuma mudança de horários. “Não tivemos nenhuma alteração nos últimos dias”, destacou Augustinho Duarte, do Setor Operacional da empresa.

Contrato emergencial

No último dia 6 de junho, a prefeitura de Umuarama publicou no Diário Oficial do município a renovação do contrato com a Viação Umuarama, sem licitação e de forma emergencial. O contrato, no valor de R$ 8.724.292, é válido pelos próximos seis meses, com possibilidade de renovação por até um ano.

Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Gonçalves Capelli, a renovação foi necessária porque o contrato anterior finalizou, e se não houvesse a renovação, a cidade ficaria sem o transporte público urbano.

“O contrato antigo venceu. A nossa que fizemos está suspensa aguardando uma decisão do Tribunal de Contas do Estado. Assim que o TCE nos autorizar, faremos novamente a licitação”, detalhou o secretário.

Conforme ele, o novo contrato foi realizado com base nos estudos técnicos para a implantação da nova contratação. “Nesta nova contratação, conseguimos exigir algumas melhorias pontuais, não são todas que gostaríamos, mas já são melhorias para atender melhor o cidadão”.

Além de algumas melhorias, Capelli garante que o preço da passagem deverá ser mantido nos atuais R$ 4. “A administração tem se pautado para que se mantenha o valor da passagem. Ainda não sabemos qual será a redução para o próximo contrato, mas a disputa será na redução do atual”, finalizou.

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