
Brasil será o primeiro país a receber ‘modo ladrão’ em celulares com sistema Android
O recurso possibilita o bloqueio instantâneo do aparelho assim que os sensores identificam que o celular foi tomado da mão do proprietário


O Google anunciou oficialmente, nesta terça-feira (11), que o Brasil será o primeiro país que receberá o “modo ladrão” em dispositivos Android. A proposta foi criada para combater roubos e bloqueia a tela dos smarphones ao identificar que o aparelho foi arrancado da mão do proprietário.
O anúncio foi feito no Google For Brasil 2024, evento onde o Google apresenta suas novidades para o mercado. O novo recurso entra em fase de testes em julho para alguns usuários com celulares Android 10 ou superior.
A plataforma explicou que a identificação do furto/roubo acontece de forma automática via inteligência artificial e o sensor de vibração e aceleração – o acelerômetro do dispositivo. Quando o celular é puxado, o aparelho bloqueia a tela e o display só volta ao normal quando é desbloqueado com senha.
O mecanismo também identifica fugas a pé, de bicicleta, carro e motocicletas. Uma mensagem de alerta aparece na tela assim que o aparelho é bloqueado.