Aluno de Umuarama conquista medalha de prata nas Olímpiadas Brasileiras de Astronomia
O aluno Gabriel Franzon do terceiro ano do Colégio Sesi de Umuarama conquistou medalha de prata da edição 2021 das […]
O aluno Gabriel Franzon do terceiro ano do Colégio Sesi de Umuarama conquistou medalha de prata da edição 2021 das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA) com a nota 7,80. O estudante participará de uma pré-seleção para a fase internacional que terá 3 avaliações, sendo a primeira de forma virtual dia 19 de setembro.
“O que mais me chamou a atenção em relação à OBA foi a forma como os temas foram abordados nas questões. Achei bem diferente do padrão, trazendo um problema do cotidiano ou que acontece em alguma situação, ao invés de simplesmente um problema para ser respondido”, comenta Gabriel que já prepara a sua rotina de estudos para a pré-seleção internacional.
“Estou estudando cerca de uma hora por dia, para não exceder muito, com o conteúdo que tenho disponível na internet. Também pretendo ver os vídeos da OBA pra me preparar melhor, mas ainda tenho muita coisa para estudar”, explica.
A OBA é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência e astronomia entre os jovens. A olímpiada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída apenas uma fase e a prova é aplicada em quatro níveis.
“Ficamos muito felizes quando percebemos que um aluno realmente levou a sério, estudou e conseguiu alcançar seu objetivo por seus próprios méritos, com muita força de vontade. Ficamos muito felizes com este resultado e com a conquista do Gabriel, representando a nossa cidade na competição”, destaca o físico e professor do Colégio Sesi da Indústria em Umuarama, Higor Belafronte de Andrade.
(Redação, com informações Colégio Sesi)





