
Paulo Betti apresenta espetáculo ‘Autobiografia Autorizada’ no Vera Schubert
O espetáculo faz parte das comemorações do 69º aniversário de Umuarama e a plateia poderá prestigiar a peça teatral de graça


Um dos principais atores brasileiros sobe ao palco do Centro Cultural Vera Schubert, nesta terça-feira, 18, com início às 20h. O monólogo ‘Autobiografia Autorizada’, com o ator Paulo Betti, faz parte das comemorações do 69º aniversário de fundação de Umuarama e a plateia poderá prestigiar a peça teatral de graça.
O espetáculo vem percorrendo 15 municípios do Paraná com patrocínio da Itaipu Binacional e Umuarama foi um dos locais dos escolhidos, devido ao trabalho realizado pela Fundação Cultural.
“A Itaipu comemorou duas datas importantes em maio: 40 anos de operação no dia 5 e 50 anos de fundação no dia 17. Para festejar essas datas, a empresa preparou uma série de atrações culturais, entre elas a contratação de Paulo Betti para levar cultura Paraná afora”, comentou o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira.
Graças a essa parceria, Umuarama receberá um dos atores mais conhecidos do país que em 2024 completa 49 anos de carreira em turnê pelo Brasil com sua ‘Autobiografia Autorizada’, um monólogo dirigido por sua filha Juliana Giardini Betti e por Rafael Ponzi. O texto é do próprio Betti, ator paulista hoje com 71 anos.
Na peça, o público verá com humor, drama e poesia, que o ator saiu de Sorocaba (SP), do mundo rural onde o avô, imigrante italiano, trabalhava como meeiro para um fazendeiro negro. Paulo Betti é o caçula de 15 filhos de uma camponesa analfabeta, que foi para a cidade trabalhar como empregada, e de um pai esquizofrênico. Apesar desses possíveis entraves, ele estudou em boas escolas, se formou pela Escola de Arte Dramática da USP e foi professor na Unicamp.
“O testemunho do ator, autor e diretor, que vai representar no palco pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vida, levará ao público uma peça divertida e emocionante”, adianta Rodrigo Pereira. “Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, completa Paulo Betti.
Ainda há convites para retirada gratuita na Fundação Cultural.
OFICINA
Durante a temporada paranaense de ‘Autobiografia Autorizada’, Paulo Betti vai oferecer uma oficina on-line de roteiro para cinema. No período, os filmes “A Fera na Selva” e “Cafundó” estarão liberados para serem assistidos gratuitamente pelos interessados que fizerem as inscrições. O link será fornecido pelo ator no dia da apresentação de seu espetáculo.
Data: 18/06 – Horário: 20hO link da oficina será disponibilizado após as 20h pelo ator.
(Assessoria PMU)