Redação Publisher do OBemdito

Semana do Migrante valorizou tradições e cultura de estrangeiros em Umuarama

A confraternização teve mostra cultural, apresentações dos países representados e reuniu cerca de 160 pessoas.

Foto: Assessoria PMU
Semana do Migrante valorizou tradições e cultura de estrangeiros em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de junho de 2024 às 18h22 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 07h43

Migrantes de várias nacionalidades que vivem em Umuarama foram reunidos, na última semana, para eventos promovidos no município por meio do Migra Cidades e da Caritas Diocesana em comemoração à Semana Nacional do Migrante e do Refugiado, que transcorreu entre os dias 19 a 23 de junho, instituída pela Lei Federal 14.678/2023.

Umuarama está entre as cidades do Brasil que possuem o Selo Migra Cidades, certificação que reconhece o envolvimento do nosso município na melhoria da integração dos migrantes e na construção da união social. E a semana tem o ponto alto no Dia do Migrante (19/06), período que sugere aos municípios desenvolverem ações voltadas à promoção, integração e desenvolvimento social dos migrantes.

No dia 21 ocorreu uma oficina com crianças e adolescente no Centro da Juventude (Ceju), que abriu espaço a manifestações culturais de migrantes que vivem na cidade, que puderam apresentar brincadeiras de suas respectivas culturas. Os alunos do Ceju conheceram brincadeiras do Panamá com a migrante Nina Castillo Fernández Santana, na manhã de sexta-feira, e à tarde com a migrante paraguaia Alix Marina Lopez, que apresentou brincadeiras infantis típicas do seu país.

As duas migrantes fazem parte do Migra Cidades. “Foi um momento de grande interação e diversão para os alunos das nossas oficinas, que entraram na brincadeira e aproveitaram muito bem o intercâmbio cultural”, afirmou o coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira.

Ainda a Semana do Migrante, a Caritas Diocesana realizou eventos para marcar a data e promover a integração dos estrangeiros de várias nacionalidades, entre os quais um almoço no Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda, com a presença do Migra Cidades, no último domingo, 23, também com muitas brincadeiras para as crianças.

A confraternização teve mostra cultural, apresentações dos países representados e reuniu cerca de 160 pessoas. A Caritas é uma confederação de 165 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de 200 países.

“Para a Caritas, o processo migratório é demonstração de instabilidade social, econômica ou até democrática, que pressionam as pessoas a buscarem ambientes mais seguros ou menos hostis. Os espaços territoriais administrativos devem estar abertos ao acolhimento, pois formamos a grande casa comum e multicultural, o universo dos humanos”, disse o presidente da instituição em Umuarama, Paulino Alves de Almeida.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, a administração municipal tem se empenhado bastante nas políticas públicas voltadas aos migrantes, ao lado de parceiros e entidades sociais.

“Contamos com um olhar diferenciado do prefeito Celso Pozzobom para pessoas que têm escolhido nossa cidade para trabalhar e construir a sua vida. E enquanto serviço público, temos realizado todos os esforços para aproximar os migrantes das oportunidades de trabalho, qualificação profissional e uma boa qualidade de vida, integrando-se à nossa realidade e valorizando a sua cultura e tradições”, afirmou a secretária.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas