
Programa Lixo que Vale é retomado e agora feirinha ocorre em ônibus nos bairros atendidos
População troca materiais recicláveis por ‘moeda verde’ para aquisição de alimentos em bairros com alto índice de vulnerabilidade social


Tomate, laranja, limão, mamão, abóbora, pepino japonês, mandioca, couve-flor, chuchu e verduras como alface, almeirão, rúcula e cheiro verde, além de pão caseiro e até doce de banana foram alguns dos produtos adquiridos pelos moradores do Jardim Arco-Íris, Parque Industrial e bairros próximos nesta sexta-feira (5), na volta do Programa Lixo que Vale agora com a feirinha itinerante, realizada dentro de um ônibus adaptado pela Prefeitura de Umuarama.
O programa, que troca materiais recicláveis por ‘moeda verde’ para aquisição de gêneros alimentícios em bairros com alto índice de vulnerabilidade social, foi reativado pela administração municipal e agora conta com um ônibus para atendimento itinerante. O veículo, preparado e decorado para a função, começou a rodar nesta sexta-feira pelo Parque Industrial, onde atendeu aos moradores locais e do Jardim Viveiros, Alto da Glória e Arco Íris das 8h às 12h.
Na próxima semana, estará no Parque Jabuticabeiras, atendendo também à comunidade do Sete Alqueires. “Eu vou levar pra casa Tomate, batata-doce, chuchu, limão, alface e umas coisinhas, e vai dar pra fazer uma boa economia com as verduras. Não vou precisar ir no mercado”, disse a dona de casa Maria Verônica Cordeiro, que mora com o marido no Arco-Íris. Ela disse que coletou recicláveis em sua casa e também nas redondezas, trocou pelas ‘moedas verdes’ e fez uma “boa compra” no ônibus.
A aposentada Leonilda Maximiano Camargo juntou recicláveis apenas em sua residência, além da colaboração de um vizinho, e adquiriu produtos que devem durar a semana toda. “O ônibus é melhor que o Sacolão (antigo sistema do programa), porque a gente faz a feira no próprio bairro, perto de casa. Não precisa gastar com circular”, elogiou.

Com a feirinha móvel – praticamente um ‘mercadinho ambulante’ – o programa vai chegar bem próximo dos beneficiários. “O ônibus vai atender o Industrial numa semana e o jabuticabeiras na outra, podendo estacionar em diferentes locais nos bairros atendidos, a cada parada. Nesta nova etapa, serão atendidas até 200 famílias nos seis bairros contemplados e ainda temos algumas vagas disponíveis para novos cadastros”, informou o secretário de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
Os alimentos são fornecidos por agricultores familiares associados à Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama, a Cooperu, parceira do município no Lixo que Vale. Já a pesagem e recolhimento dos recicláveis ficará por conta de associados da Cooperuma, a Cooperativa dos Trabalhadores na Área de Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama, que funciona no aterro sanitário.

O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Gabinete e Gestão Integrada, Cleber Bonfim, visitaram o ônibus no primeiro dia de funcionamento. “Além da questão ambiental, o programa ajuda as famílias a ter uma alimentação mais saudável e ainda economizar no mercado. Os alimentos são de primeira, tudo fresquinho, e trocado por moeda verde. O programa deve continuar e, se possível, ser estendido a outros bairros no futuro”, afirmou o prefeito.
Famílias interessadas em participar, desde que residam nos bairros atendidos, podem preencher o cadastro na Secretaria do Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura. Cada participante pode entregar 10 quilos de recicláveis por semana e ganhar 20 moedas – até o limite de 80 moedas por mês. O recolhimento dos materiais ocorre às quintas-feiras no Industrial e sextas-feiras no Jabuticabeiras.

(Reportagem: Assessoria PMU)