
Senac Umuarama abre inscrições para curso gratuito de gestão de pequenos negócios
Os encontros acontecerão nos sábados das 14h às 17h


O Senac Umuarama está com inscrições abertas para o curso gratuito de Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços. As aulas terão início no dia 10 de agosto e seguem até 23 de novembro, totalizando 40 horas/aula.
O curso tem como objetivo subsidiar o participante a atuar na gestão de pequenos negócios voltados ao comércio e à prestação de serviços, tendo em vista a dinâmica desse mercado e o constante desafio de manter a sustentabilidade dos negócios de pequeno porte.
Os encontros acontecerão nos sábados das 14h às 17h. São pré-requisitos para se inscrever ter idade a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo. As aulas serão ministradas no Senac Umuarama, localizado na avenida Duque de Caxias nº 5238. As matrículas devem ser feitas no site do Senac (clique aqui) e mais informações podem ser obtidas através do telefone (44) 98456-4257.
Conteúdo programático
Conhecimentos:
– Produtos e serviços: conceitos, potencialidades, processo de desenvolvimento, identificação da dor do mercado.
– Modelos de negócios: físico e online, economia pós pandemia, comércio eletrônico, legislação pertinente.
– Análise e gestão: viabilidade, mercado, posicionamento de produto.
– Ciclo de gestão: planejamento, ação, controle, correção, objetivos e metas, métricas e indicadores de desempenho.
– Comunicação e Vendas: atendimento ao cliente, negociação, argumentação em vendas.
– Liderança.
– Planos: comunicação e marketing, financeiro, operacional.
– Ferramentas: gestão, comunicação, comércio eletrônico.
Habilidades:
– Reconhecer cenários de mercado e modelos de negócio.
– Pesquisar dados de mercado.
– Analisar dados do próprio negócio.
– Negociar e argumentar perante situações necessárias.
– Comunicar-se de forma clara e assertiva.
– Ter organização no uso de ferramentas de gestão.
– Gerenciar pessoas no cotidiano do negócio.
– Mediar conflitos no ambiente de trabalho.
– Tomar decisões assertivas fundamentadas em fatos e dados.
Atitudes/Valores:
– Zelo na apresentação pessoal e postura profissional.
– Flexibilidade no relacionamento com equipes de trabalho e clientes.
– Agilidade e autocontrole nas tomadas de decisão.
– Sigilo no tratamento de dados e informações.
– Proatividade no atendimento e na resolução de problemas.
– Cordialidade no trato com as pessoas.