
Servidores do INSS de Umuarama mantêm atendimento apesar de anúncio de greve nacional
A paralisação atinge tanto quem trabalha de forma presencial nas agências quanto aqueles que atuam em home office


Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguiam trabalhando na manhã desta sexta-feira (12), em Umuarama. O atendimento, que é feito de forma agendada, aconteceu normalmente na agência localizada na Zona I.
Nesta quinta-feira (11), os servidores do órgão, que são ligados ao Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo (SINSSP), iniciaram uma paralisação nacional por conta de salários.
Segundo o sindicato, até o momento não houve acordo com o governo federal sobre o reajuste da categoria. A paralisação deve atingir tanto quem trabalha de forma presencial nas agências quanto aqueles que atuam em home office, e deverá ser mais intensa a partir do dia 16, quando os servidores prometem paralisar grande parte dos atendimentos.
Inicialmente, a greve poderá afetar a análise e concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atendimento presencial (exceto perícia médica), além da análise de recursos e revisões de pensões e aposentadorias.
De acordo com o sindicato, nesta sexta-feira (12) está sendo instalado um comando de greve que irá analisar os rumos do movimento. O INSS tem 19 mil servidores ativos no quadro, a maioria formada por 15 mil técnicos, responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores ainda estão no trabalho remoto, em home office.
