Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Servidores do INSS de Umuarama mantêm atendimento apesar de anúncio de greve nacional

A paralisação atinge tanto quem trabalha de forma presencial nas agências quanto aqueles que atuam em home office

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Servidores do INSS de Umuarama mantêm atendimento apesar de anúncio de greve nacional
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 12 de julho de 2024 às 14h35 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 06h51

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguiam trabalhando na manhã desta sexta-feira (12), em Umuarama. O atendimento, que é feito de forma agendada, aconteceu normalmente na agência localizada na Zona I.

Nesta quinta-feira (11), os servidores do órgão, que são ligados ao Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo (SINSSP), iniciaram uma paralisação nacional por conta de salários.

Segundo o sindicato, até o momento não houve acordo com o governo federal sobre o reajuste da categoria. A paralisação deve atingir tanto quem trabalha de forma presencial nas agências quanto aqueles que atuam em home office, e deverá ser mais intensa a partir do dia 16, quando os servidores prometem paralisar grande parte dos atendimentos.

Inicialmente, a greve poderá afetar a análise e concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atendimento presencial (exceto perícia médica), além da análise de recursos e revisões de pensões e aposentadorias.

De acordo com o sindicato, nesta sexta-feira (12) está sendo instalado um comando de greve que irá analisar os rumos do movimento. O INSS tem 19 mil servidores ativos no quadro, a maioria formada por 15 mil técnicos, responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores ainda estão no trabalho remoto, em home office.

Whatsapp Image 2024 07 11 At 15.50.02 (1)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas