
Umuarama apresenta redução de 86,7% nos homicídios dolosos no primeiro semestre de 2024
O município registrou uma queda proporcional de 15 para apenas duas ocorrências no período


Umuarama registrou uma queda expressiva nos homicídios dolosos entre os semestres de 2023 e 2024, segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). A Capital da Amizade apresentou uma queda proporcional de 15 para apenas duas ocorrências, o que equivale a uma redução de 86,7%.
A cidade, que está entre as cidades mais populosas do Paraná, apresentou a maior queda proporcional no volume de homicídios dolosos entre os semestres, ficando na frente de Araucária, Londrina , Apucarana , Francisco Beltrão e Colombo. Todavia, nenhum dos municípios chegou perto dos números de Umuarama. Confira abaixo:

25º Batalhão de Polícia Militar
O 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pelos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Ivaté, Iporã, Maria Helena, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Umuarama e Xambrê, também apresentou bons dados comparativos.
Houve uma queda de 15% no número de furtos; 11% no número de roubos; e 27% no número de homicídios. Como resultado, Umuarama, por registrar somente quatro casos, apresentou uma queda de 73%.
A unidade também efetuou 602 detenções, sendo que 140 foram por por tráfico de drogas e 217 por cumprimento de mandados de prisão. Além disso, com relação à drogas, o 25º BPM apreendeu 3.010 quilos de maconha, 210 quilos de cocaína e 26 quilos de crack. Além disso, 313 veículos foram apreendidos nas diversas ações de trânsito realizadas.
“Fruto da união e do trabalho de todos os integrantes das Forças de Segurança de Umuarama”, afirmou o tenente-coronel Cláudio Longo, comandante do 25º BPM. “A soma de esforços das outras Forças de Segurança impactam positivamente nesses números”, acrescentou.
