Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Tatuador de Umuarama recria aréolas e ajuda mulheres a recuperarem autoestima

O artista José Alexandre Brito de Andrade tem ajudado a reconstruir a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia

Foto: Stephanie Gertler/OBemdito
Tatuador de Umuarama recria aréolas e ajuda mulheres a recuperarem autoestima
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 21 de julho de 2024 às 07h12 - Modificado em 21 de julho de 2024 às 15h00

Mulheres que passaram por mastectomia (retirada do seio devido a câncer) frequentemente perdem as aréolas e mamilos. Mesmo com a reconstrução mamária, não é possível reimplantar essas partes, o que pode causar desconforto e insegurança em algumas delas. Contudo, o tatuador José Alexandre Brito de Andrade, de 32 anos, da Holy Ink Tattoo Shop, tem ajudado a reconstruir a autoestima dessas mulheres.

José que é tatuador há 7 anos, conversou com OBemdito e contou que sempre teve o desenho como parte de sua vida. Ele iniciou sua carreira na área administrativa, mas sempre recebeu incentivos para trabalhar com arte, dado seu talento evidente.

“Na empresa onde trabalhei, os colegas e donos sempre me viam desenhando e diziam que eu precisava investir nessa carreira. Minha família também me incentivava muito. Quando chegava do trabalho, fazia retratos para vender e todos me falavam para investir nisso, pois teria um bom retorno”, contou.

Quando saiu da empresa, surgiu a oportunidade de adquirir um estúdio de tatuagem. A então dona do estabelecimento ofereceu o espaço a José, sabendo de seu talento.

Stephanie Gertler

“Nunca imaginei que entraria para esse ramo de arte. Quando saí da empresa, pensava em trabalhar com ilustração ou marketing. Porém, ao assumir o estúdio, tive que aprender a tatuar quase do zero, pois desenhar no papel e na pele são técnicas muito distintas. Após muito treino, comecei a gostar e ver meus desenhos nas pessoas”, explicou.

Após adquirir experiência e uma clientela fiel, José expandiu seu trabalho, ajudando clientes que pediam tatuagens com avisos médicos. Nesse momento, ele percebeu um novo nicho de mercado.

“Já aconteceu de um cliente descobrir que era diabético e precisar tatuar um aviso médico. Após postar uma dessas artes, outras pessoas começaram a pedir também”, relatou.

José recebeu alguns relatos positivos de clientes que fizeram tatuagens de segurança, relatando que elas ajudaram no atendimento médico.

Stephanie Gertler

“Já fui convidado pelo Shopping Palladium de Umuarama, para fazer essas tatuagens de segurança e não cobrei nada. Após isso comecei a analisar. Gosto muito de tatuagens coloridas, comecei a mexer com os pigmentos e como tenho facilidade com a técnica, resolvi iniciar nas tatuagens de aréola. Com isso também percebi que a procura é muito grande, mas não existem muitos profissionais especializados nessa área”, contou.

Após realizar alguns desses procedimentos José começou a receber ligações até mesmo de médicos explicando que gostariam de indicar para suas pacientes.

Stephanie Gertler

Uma cliente, que preferiu não se identificar, relatou a OBemdito como foi o procedimento e como se sentiu após ver o resultado.

“O resultado foi incrível. Estou no pós-operatório, mas a autoestima de me olhar no espelho tem me feito muito bem. Entrar em contato com um profissional como o José, que realmente ofereceu o que prometeu, foi incrível. Tenho certeza que o impacto a longo prazo será ainda maior”, disse.

Ela recomendou o trabalho de José, mencionando que, embora nunca tivesse feito uma tatuagem antes devido a ter uma formação cristã, a recomendação médica a fez não pensar duas vezes.

“Abriu nossos olhos para outro lado, mostrando que a tatuagem proporciona autoestima e quebra um grande tabu”, finalizou.

Whatsapp Image 2024 07 18 At 17.54.08

José explicou que essa técnica não é igual à micropigmentação, que necessita de retoques a cada 6 a 8 meses. A tatuagem visa durar muitos anos, com um pouco mais de pigmento, já que a perda de cor pode chegar a 20%.

“Reconstruímos os pigmentos, tentando fazer o mais semelhante possível à mama original. Quando a cliente não tem mais nenhuma aréola, mostro diversos modelos e ela decide qual será tatuado. Sempre busco a anatomia original”.

“No retorno, normalmente realizo o final da construção. A durabilidade está atrelada a como a pessoa cuida da tatuagem, por isso passo todas as orientações para que meus clientes fiquem satisfeitos com o resultado”, explicou.

Stephanie Gertler

José adquiriu o conhecimento sozinho e conversou com diversos profissionais antes de iniciar esse trabalho. Agora, quer se especializar ainda mais para entregar o melhor resultado.

“Quando as clientes veem os resultados, ficam muito felizes. Sempre peço para elas olharem antes de finalizar, e a reação é sempre de muita alegria. É muito satisfatório ver a reação delas”, finalizou.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de José pode acessar suas páginas no Instagram @josealexandre_ink e @holyinktattooshop. O contato para orçamento e agendamento é (44) 99112-8486 (WhatsApp). A Holy Ink Tattoo Shop está localizada na Avenida Rolândia, número 4043, no centro de Umuarama.

Stephanie Gertler

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas