Redação Publisher do OBemdito

Alunos de Santa Eliza voltam às aulas na Escola Carlos Gomes, que ficou em obras por anos

A execução foi complexa, devido a várias intercorrências e abandonos de construtoras

Fotos: Assessoria PMU
Alunos de Santa Eliza voltam às aulas na Escola Carlos Gomes, que ficou em obras por anos
Redação - OBemdito
Publicado em 24 de julho de 2024 às 18h59 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 06h17

Após mais de dois anos de espera os cerca de 130 alunos de educação infantil e Ensino Fundamental I (séries iniciais) puderam voltar para as salas de aula da Escola Municipal Carlos Gomes, no distrito de Santa Eliza, distante cerca de 35 quilômetros de Umuarama.

E no retorno, encontraram salas totalmente reformadas, equipamentos novinhos e um amplo espaço estruturado para as atividades escolares, convivência, brincadeiras e para saborear a deliciosa merenda.

Ao lado dos secretários municipais de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, e de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco, o prefeito Celso Pozzobom e a primeira-dama Dulce Barreiros Pozzobom estiveram no estabelecimento de ensino nesta quarta-feira (24), para conhecer as instalações após as obras de reforma e ampliação executadas pela Prefeitura, e o resultado agradou.

A execução foi complexa, devido a várias intercorrências e abandonos de construtoras, “mas o que importa é que a escola está praticamente nova, foi modernizada e ganhou novos espaços para acomodar melhor aos alunos e professores”, disse Pozzobom.

53878722376 42a89b8bd1 K

Ele informou que a partir de 2025 a escola deve ofertar educação em tempo integral para as crianças, assegurando uma educação mais completa e comodidade também para os pais, que poderão aproveitar melhor o tempo enquanto seus filhos estudam.

A administração municipal investiu pouco mais de R$ 1,2 milhão na conclusão dessa obra, que foi iniciada ainda em outubro de 2020. “Inicialmente a reforma tinha término previsto para fevereiro de 2021 com um investimento de R$ 250 mil. Um ano depois, com parte dos serviços executada, a empreiteira abandonou a obra e a Secretaria de Educação decidiu ampliar a estrutura para implantar educação em tempo integral, o que aumentou o volume dos serviços”, explica o secretário Renato Caobianco.

53877824467 E58eeb920d K

O novo contrato incluiu a troca do alambrado por gradil, troca de piso, calçamento em paver em toda a frente e lateral da escola, bem como em parte do pátio; plantio de grama, demolição e reconstrução de muro de arrimo, cobertura do pátio e da rampa entre os pavilhões, passarela coberta na entrada e reforma completa da estrutura (pintura, forro, piso, portas e esquadrias), entre outros serviços.

Também foram executadas atualizações nas redes elétrica, hidráulica e lógica (rede de dados). “A escola estará praticamente nova, modernizada e com melhor acessibilidade, conforto e segurança para alunos e professores”, comentou a secretária Mauriza Lima. A Escola Carlos Gomes conta com 1.460 m² de área construída e com a ampliação passou a oferecer também educação infantil (0 a 3 anos).

A direção está a cargo da professora Iara Jane Doenia Mandotti. Durante o período de reformas, os alunos tiveram aulas no salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

53878958948 1fc00bf851 K
53878958718 Dc7b3fd654 K

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas