
São Cristóvão: Igreja Matriz realiza bênção dos motoristas e carreata na manhã deste domingo
A programação será após a missa das 9h30


Os Freis Capuchinhos e os diáconos permanentes da Paróquia São Francisco de Assis, em Umuarama, realizam neste domingo (28), a bênção dos veículos e dos motoristas. A ação é relativa ao Dia de São Cristóvão, o santo protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas, transportadores e viajantes.
A programação será após a missa das 9h30. Também haverá carreata com apoio dos ministros da Eucaristia e da Palavra. A saída será às 10h30, em frente à Igreja Matriz. E depois da carreata acontecerá a benção dos veículos e motoristas na avenida Maringá, ao lado do estacionamento da Paróquia.
Para receber a bênção os motoristas devem posicionar-se no lado direito da avenida Maringá, onde as equipes realizarão a bênção. Após a proteção, cada motorista receberá um folder com a oração de São Cristóvão.
No dia do santo padroeiro, que foi celebrado na quinta-feira (25), a equipe da igreja também realizou a bênção. Mais de 1 mil veículos passaram pelo local.

QUEM FOI SÃO CRISTÓVÃO
São Cristóvão, celebrado pelos católicos no dia 25 de julho, é conhecido como o ‘Condutor de Cristo’. Segundo o Vatican News, seu nome verdadeiro era Reprobus, um gigante que queria servir ao rei mais poderoso do mundo. Ao chegar à corte de um rei que considerava invencível, pôs-se a seu serviço. Porém, ao ouvir o canto de um trovador sobre o diabo, viu o rei fazer o Sinal da Cruz por medo. O rei explicou que temia o diabo e fazia o Sinal da Cruz para proteção.
Reprobus decidiu servir ao diabo, que julgava ser mais poderoso. Ao encontrá-lo, pôs-se a segui-lo. Certo dia, o diabo desviou de uma cruz, e Reprobus questionou o motivo. O diabo admitiu que Cristo havia morrido na cruz e que, diante dela, tinha que fugir de medo.
Reprobus deixou o diabo e começou a buscar Cristo. Um eremita sugeriu que construísse uma cabana à beira de um rio perigoso e ajudasse as pessoas a atravessá-lo, devido à sua estatura gigantesca. Um dia, uma criança pediu ajuda para atravessar o rio. Reprobus colocou o menino nos ombros e o carregou, sentindo o peso aumentar cada vez mais. Ao chegar à outra margem, o menino revelou ser Jesus, e o peso era o do mundo inteiro, salvo pelo sangue de Cristo.
Essa lenda, além de inspirar a iconografia ocidental, fez de São Cristóvão o padroeiro dos barqueiros, peregrinos, viajantes e motoristas.





(Com informações OBemdito e Vatican News)