IAT: Umuarama terá doações de mudas de árvores nativas nesta sexta-feira
Umuarama contará com programação do Dia Nacional do Voluntariado, nesta sexta-feira (27). Entre as ações haverá doação de mudas de […]
Umuarama contará com programação do Dia Nacional do Voluntariado, nesta sexta-feira (27). Entre as ações haverá doação de mudas de árvores nativas, através do Instituto Água e Terra (IAT) e da Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Paraná.
A programação acontecerá na Praça das Gurucaias, localizada em frente ao Bosque Uirapuru. De acordo com o chefe regional do IAT, Felipe Furquim de Oliveira, a Prefeitura de Umuarama está ajudando a organizar o evento.
O início está previsto para 9h, com abertura com algumas autoridades locais e o plantio de uma gurucaia. Posteriormente ocorre o plantio de mudas nativas na margem direita do Córrego Figueira, próximo a ponte do Jardim Sol Nascente.
As pessoas interessadas podem chegar na mesa montada pelo IAT e solicitar a muda de árvore – caso haja disponibilidade acontecerá a doação. Não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro.
FLORESCE PARANÁ
Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, nesta sexta-feira (27), a Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Paraná e o Instituto Água e Terra (IAT) promovem a campanha Floresce Paraná, com ações de conscientização para o plantio de árvores nativas. As mudas serão distribuídas pelos 21 Escritórios Regionais do IAT no Estado.
O IAT, órgão vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), é responsável pela produção de cerca de 100 espécies de árvores nativas, inclusive ameaçadas de extinção, como peroba-rosa, imbuia e araucária. A ação foi pensada para promover a educação ambiental, política do Programa Paraná Mais Verde.
A ideia é que a população se torne também “um voluntário” nessa data. “O Floresce Paraná vem simbolizar o florescer do nosso Estado, na economia, saúde, no meio ambiente e em todas as áreas. Mas somente com união e comprometimento de todos vamos conseguir colher os bons frutos das nossas ações e assim resistir e permanecer”, destacou Luciana Saito Massa, primeira-dama do Paraná e presidente do Conselho de Ação Solidária.
Segundo ela, o objetivo da campanha é chamar a atenção para os momentos difíceis enfrentados por todos nos últimos tempos. Assim como as flores renascem e as plantas brotam seus frutos, as circunstâncias levam à reflexão de esperança de uma nova primavera.
(Redação OBemdito e AEN)





