
Paranaense Barbara Domingos assegura vaga na final de ginástica rítmica nas Olimpíadas de Paris
Ela se tornou a primeira ginasta brasileira a alcançar uma final na modalidade


A ginasta curitibana Barbara Domingos, de 24 anos, confirmou seu favoritismo ao se classificar para a final de ginástica rítmica individual dos Jogos Olímpicos de Paris, nesta quinta-feira (8), com a pontuação total de 129.750. Ela se tornou a primeira ginasta brasileira a alcançar uma final na modalidade.
As dez atletas classificadas disputarão a final nesta sexta-feira (9), às 9h30 (horário de Brasília). A competição, que começou às 5h da manhã (horário de Brasília), foi dividida em dois blocos com quatro rotações. Primeiro, as competidoras realizaram suas apresentações com arco e bola; após uma pausa de cerca de uma hora, retornaram para as últimas rotações, com fita e maças.
Babi encerrou a primeira fase em sexto lugar, em um total de 24 competidoras. Com 33.100 pontos na bola e 34.750 no arco — a terceira melhor nota do aparelho nas Olimpíadas de Paris e a melhor da história da ginástica rítmica brasileira nos Jogos Olímpicos —, ela se destacou.
No segundo bloco, Bárbara iniciou com a fita, obtendo 31.700 pontos, e finalizou com as maças ao som de uma versão de “Garota de Ipanema” misturada com samba, alcançando 30.200 na última rotação. Assim, classificou-se para a final em oitavo lugar, com um total de 129.750 pontos.
Trajetória
Barbara Domingos é natural de Curitiba e sua trajetória no esporte é marcada por grandes conquistas. Aos 24 anos, ela foi um dos principais nomes da equipe brasileira de ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos de Paris. Em 2023, Bárbara se destacou ao se tornar a primeira atleta do Brasil a figurar entre as 12 melhores no Campeonato Mundial, terminando em 11º lugar.
Ainda no ano passado, Bárbara foi a maior medalhista brasileira dos Jogos Pan-Americanos, realizados em Santiago, Chile. Nas cinco provas que disputou, conquistou três medalhas de ouro e duas de prata, superando seu desempenho no Pan de 2019, quando ganhou uma prata na prova da fita.
“O nosso objetivo era sair daqui com cinco medalhas. Saio com três de ouro e duas de prata. Quatro anos atrás, consegui uma de prata, e já foi histórico para o nosso país. Devo dizer que isso tudo é fruto de um trabalho muito bem feito”, afirmou Babi na ocasião.

(Com informações Portal Paraná)