
Operação policial em Umuarama e região apreende crack, dinheiro e celulares; 7 pessoas foram presas
Dois alvos coordenavam atividades ilícitas de dentro da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste por intermédio de suas esposas

Na manhã desta segunda-feira (19) foi deflagrada a Operação Cognatus. Trata-se de uma ação integrada entre a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 25º BPM (com sede em Umuarama) e o Ministério Público do Paraná. Sete pessoas foram presas, sendo: 1 em Umuarama, 1 em Cianorte, 2 em Cruzeiro e 3 em Iporã.
Foram empregadas equipes do 25º BPM, do Batalhão de Polícia da Fronteira (BPFron) e da 5ª Companhia (CIPM), com sede em Cianorte, em um total de mais de 30 policiais.
O objetivo é combater o tráfico de drogas e a desarticulação de membros de facções criminosas que atuam em diversas cidades na região de fronteira. A operação, que vinha sendo executada ao longo dos últimos dois meses, teve como alvos indivíduos que operavam nas cidades de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Cianorte, Iporã e Francisco Alves.
De acordo com o 25º BPM, foram cumpridos 7 mandados de prisão e 7 mandados de busca e apreensão nas respectivas cidades. Durante a operação foi constatado que dois dos alvos coordenavam atividades ilícitas de dentro da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco) por intermédio de suas esposas.
Além disso, foram apreendidas drogas (16 pedras de crack), R$ 3.028,00 em espécie e aparelhos celulares, reforçando o impacto da ação na interrupção das atividades criminosas.
“A Operação Cognatus representa um esforço conjunto e contínuo no combate ao tráfico de drogas e à atuação de organizações criminosas, reafirmando o compromisso da Polícia Militar de Paraná e o Ministério Público do Paraná com a manutenção da ordem e a proteção da sociedade. Os trabalhos continuam, e novos desdobramentos poderão surgir com base nas provas coletadas”, informou o 25º BPM.



(Informações: 25º BPM PMPR)