
Moradores reclamam de ritmo lento na fila da vacina após centralização
Secretária pede para que as pessoas em idade vacinal façam o pré-cadastro pelo site


As longas filas nos dias de vacinação contra a Covid em Umuarama tem gerado reclamações de moradores. Eles dizem que chegam a permanecer mais de três horas em pé, expostos ao tempo.
Desde o último dia 20 de julho a aplicação da primeira e segunda doses está concentrada em um único lugar, no Sest-Senat, que fica em frente ao Pronto Atendimento Municipal.
A mudança, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, foi feita para melhorar o atendimento às pessoas. O resultado, porém, ainda não é o satisfatório.
“O atendimento do pessoal lá dentro é muito bom. Todos os funcionários são atenciosos e está bem organizado. O problema é a demora até entrar lá. Eu mesmo fiquei mais de duas horas e meia. Tomei a primeira dose. Acho que dá para eles melhorarem isso”, disse o office boy Jean Carlo Marante, 24 anos.
O vereador Mateus Barreto propõe o sistema de agendamento eletrônico, a abertura de novos locais de imunização e convênio com instituições de ensino, para que mais profissionais de saúde sejam disponibilizados para a aplicação das doses.
“Não se trata de inventar a roda. Trata-se de fazer o que outros municípios do Estado já fazem. Temos que replicar o que outras cidades fazem e têm êxito. Não há nada de errado nisso. Errado é insistir em algo que deixa a população insatisfeita”, disse o vereador.
Como fazer o pré-cadastro pelo site
A secretária de Saúde Maria Harue Takaki pede que os umuaramenses em idade vacinal façam o pré-cadastro no site da Prefeitura para reduzir o tempo de espera na fila. O serviço, segundo ela, tem agilizado a aplicação. Clique aqui para acessar o site.
A pessoa que faz o pré-cadastro só precisa levar um documento com foto e o CPF. Não é necessário apresentar nada impresso, nem o print da tela com o cadastro. Já quem não estiver cadastrado precisa apresentar, além de documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado e cartão do SUS.