Redação Publisher do OBemdito

Laboratório que não atualizou dados sobre a covid é alvo de investigação em Umuarama

De acordo com a Vigilância em Saúde, falha é responsável por gerar inconsistências nos dados de pacientes infectados

Laboratório que não atualizou dados sobre a covid é alvo de investigação em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de agosto de 2021 às 18h09 - Modificado em 31 de agosto de 2021 às 09h02

A Vigilância em Saúde de Umuarama abriu processo administrativo contra um laboratório da cidade que não vinha comunicando informações sobre a covid-19 no sistema Notifica Paraná.

Essa falha é responsável por gerar inconsistências nos dados do Boletim Covid, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde e divulgado diariamente pelo município.

De acordo com Franzimar Morais, diretor da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), o sistema de controle de dados sobre a covid-19 é alimentado com informações repassadas tanto pelas secretarias de saúde dos municípios, quanto por instituições notificadoras, que são os laboratórios, as farmácias e os serviços de saúde particulares. 

“Equipes da Vigilância em Saúde visitaram os laboratórios num primeiro momento, depois enviamos ofício sobre essa responsabilidade, dando um prazo para que os dados fossem atualizados. Um dos laboratórios não respeitou os comunicados oficiais”, relatou.

Morais disse que o trabalho de fiscalização já tem alguns meses e é realizado pela Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador.

 “Verificamos várias inconformidades, como notificações sem o resultado dos exames (positivo ou negativo), ficando o paciente como suspeito, mesmo após receber alta médica”, relata o diretor.

Segundo ele, o inquérito administrativo sanitário, aberto contra o laboratório pode gerar de multa à interdição. “Acreditamos que agora, por meio desse instrumento jurídico que estabeleceu novo prazo para a atualização dos dados, conseguiremos sanar as irregularidades dentro do sistema”, observou.

O diretor da Covisa comunicou que os outros notificadores [laboratórios] já estão se ajustando e cadastrando no sistema todas as informações dentro do prazo estabelecido.

 “Com estas ações de orientação e fiscalização, haverá atualização na base de dados do Notifica/PR, que devem implicar na alteração dos números atuais e históricos dos boletins covid divulgados no município nos próximos dias”, adverte.

O nome do laboratório não foi informado pela Vigilância em Saúde.

(Assessoria de Imprensa PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas