
Redações e HQs de alunos da rede municipal recebem prêmios do Programa Campo Limpo
Todas as 23 escolas da rede municipal de Umuarama participaram do desenvolvimento do programa


A premiação do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita), encerrou a edição de 2024 na terça-feira (8), no salão de eventos do Sest/Senat.
O evento destacou o papel da Cidadania Ambiental Ativa, tema que inspirou os trabalhos inscritos no concurso “Criança Cidadã”, reforçando o protagonismo infantil nas transformações em prol da sustentabilidade. Todas as 23 escolas da rede municipal de ensino participaram ativamente do programa.
Com o apoio da Secretaria de Educação e das coordenações pedagógicas, as escolas seguiram o “Caderno do Professor”, que oferece abordagens conceituais e práticas, como jogos e cartazes, para explorar o tema com alunos dos 4º e 5º anos.
“Recebemos 23 histórias em quadrinhos e 23 redações, representando cada escola em suas respectivas modalidades. Cerca de 2.300 alunos do 4º e 5º ano da rede municipal participaram, o que demonstra a expressiva adesão dos nossos estudantes”, afirmou Mauriza de Lima Menegasso, secretária municipal de Educação.
Na categoria Redação, os alunos premiados foram: Valentina Mello Cardoso, da Escola Municipal Rui Barbosa, em 1º lugar; Sophia Anholeto Duenha, da Escola Municipal Carlos Gomes, em 2º; e Estela Barbosa Oliveira, da Escola Municipal Sebastião de Mattos, em 3º lugar.
Já na categoria História em Quadrinhos, os premiados foram: Eloisa Costacurta, da Escola Municipal Malba Tahan, em 1º lugar; Paola Pientencoski Dias, da Escola Municipal Padre José de Anchieta, em 2º; e Luiz Henrique Garcez da Silva, da Escola Municipal Evangélica, em 3º.
Na etapa regional, os estudantes classificados em 1º lugar ganharam uma bicicleta, as professoras receberam um tablet e as escolas foram premiadas com uma caixa de som. Os alunos que ficaram em 2º lugar levaram uma caixa de som, e os professores e escolas, um HD externo. Já os que ficaram em 3º lugar receberam um kit escolar, enquanto os professores e escolas ganharam mouse e teclado sem fio.
O evento contou com a participação do secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, que representou o prefeito Celso Pozzobom, além da secretária Mauriza Menegasso. Também estiveram presentes Waldir José Baccarin, diretor executivo da Adita, Adriana Amorim, coordenadora de centrais, e Phelipe Fedri, supervisor de central.
Os vencedores das histórias em quadrinhos e redações na etapa local serão avaliados por uma comissão julgadora em São Paulo, concorrendo à etapa nacional. Os resultados finais serão divulgados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) no fim deste mês.
(Com informações PMU)