
Prefeitura de Umuarama decreta situação de emergência em decorrência da longa estiagem
A escassez de chuva impactou severamente a produtividade de agricultores e pecuaristas do município


A Prefeitura de Umuarama declarou situação de emergência em áreas do município afetadas pela longa estiagem deste ano. O decreto 311/2024, assinado em 7 de outubro, considera os laudos pluviométricos do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que indicam que, até 30 de agosto, a precipitação em Umuarama foi de apenas 569,4 mm, enquanto a média do período é de 908 mm. Essa escassez impactou severamente a produtividade de 2.225 agricultores e 1.233 pecuaristas.
A estiagem também contribuiu para a ocorrência de incêndios, resultando na contaminação do ar e no aumento de casos de doenças respiratórias, conforme descrito no Formulário de Informações de Desastre (Fide) da Defesa Civil do município, causando danos a diversos setores.
A decretação de situação de emergência permite a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) em ações de resposta a desastres, reabilitação e reconstrução. Além disso, a medida autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, visando garantir assistência à população afetada.
“Com a situação de emergência decretada, poderemos obter cestas básicas para famílias e tanques de água de 6 mil litros para pequenos produtores rurais, junto à Defesa Civil do Estado, além de pleitear recursos federais para minimizar os efeitos da estiagem em Umuarama”, informou o coordenador local da Defesa Civil, Joelson Barbosa.
(Informações: Assessoria PMU)