
Cruzeiro do Oeste e UFPR fazem parceria que pode tornar o município um centro de pesquisa
O acordo foi fechado com a UTFPR e envolve uma proposta de colaboração entre professores, estudantes e pesquisadores


Em uma agenda na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, firmou um acordo estratégico que promete transformar o município em um centro internacional de pesquisa.
A parceria envolve uma proposta de colaboração entre professores, estudantes e pesquisadores, voltada para as áreas de geoparque, antropologia, arqueologia, paleontologia e estudos sobre os povos originários da cidade.
Além da UFPR, o projeto também conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Fundação Araucária, fortalecendo ainda mais as iniciativas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico do município.
“O objetivo principal desse acordo é proteger e valorizar todo o patrimônio cultural e histórico de Cruzeiro do Oeste, capitalizando recursos e colocando o município em um novo patamar no cenário global de estudos científicos e turismo”, destaca a prefeita.
Segundo ela, a cidade passa a ser vista como um “importante polo de pesquisa, atraindo especialistas e visitantes interessados nessas áreas do conhecimento, o que pode alavancar o desenvolvimento econômico local”.
A prefeita estava acompanhada por Francielle Carvalho, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luciane Manzini, secretária de Administração, e Dr. Wagner Menezes, advogado internacional.
Também estavam presentes o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e sua equipe, que se comprometeram a dar todo o suporte necessário para o desenvolvimento das pesquisas e a implementação do projeto em Cruzeiro do Oeste.



(Assessoria CDO)