Redação Publisher do OBemdito

Hemepar solicita, com urgência, doações de sangue; em Umuarama, estoques estão críticos

Os dias chuvosos e o feriado de 12 de outubro, causaram uma redução significativa no número de doações

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Hemepar solicita, com urgência, doações de sangue; em Umuarama, estoques estão críticos
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de outubro de 2024 às 17h11 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 23h41

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) reforçou nesta segunda-feira (14) a urgência de doações de sangue dos tipos A+, B-, O+ e O-. De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o estoque atual para esses tipos sanguíneos é suficiente para aproximadamente dois dias, o que caracteriza a situação como crítica.

Os dias chuvosos da última semana e o feriado de 12 de outubro, sábado, dia de maior movimento no Hemocentro Coordenador, situado em Curitiba, causaram uma redução significativa no número de doações. Apenas neste ano, um total de 147.756 bolsas de sangue foram doadas no Paraná. Destas, 45.752 são de A+; 2.155 de B-; 64.279 de O+ e 13.464 de O-.

Na capital, o total de bolsas doadas foi de 27.096 para esses tipos sanguíneos. Embora sejam números consideráveis, a diminuição de doadores nos últimos dias acaba refletindo na situação atual. Em Umuarama, a situação também é preocupante. De acordo com o diretor do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi, os tipos de sangue são bem-vindos neste momento. “Só assim conseguimos salvar vidas”, afirmou.

Quem puder doar deve se dirigir ao Hemonúcleo, localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h às 16h. As doações podem ser agendadas no site do Hemepar, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621-8307.

Hemepar em Curitiba

O Hemepar é uma unidade da Sesa responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. No Paraná, existem mais de 20 pontos disponíveis para a doação de sangue.

Quem pode doar sangue?

Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado, e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal.

Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

Durante o processo, são coletados cerca de 470 ml de sangue, de acordo com a altura e o peso do doador, além de quatro tubos de sangue para exames. Todos os dias, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas aos hospitais paranaenses para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 16 mil bolsas por mês e 200 mil ao ano.

OBemdito com AEN

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas