Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Fundação Cultural leva aulas de violão gratuitas a vários bairros de Umuarama

Foi lançado em Umuarama o projeto Mais Cultura nos Bairros, que dentre outras ações, vai oferecer aulas gratuitas de violão […]

Foto: Assessoria PMU
Fundação Cultural leva aulas de violão gratuitas a vários bairros de Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 3 de setembro de 2021 às 21h14 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 23h07

Foi lançado em Umuarama o projeto Mais Cultura nos Bairros, que dentre outras ações, vai oferecer aulas gratuitas de violão aos cidadãos. A primeira aula foi realizada na associação de moradores do bairro Jardim Belvedere e reuniu dez alunos, com idade entre 9 e 13 anos.

Segundo Talita Minhoni, diretora da Fundação Cultural, o projeto foi desenvolvido por determinação do prefeito, que quer promover a cultura por meio da musicalização. “Tocar um instrumento, como o violão, representa expandir a mente, abrir a cabeça e a alma para o mundo da música. Estamos realmente levando um mundo novo de oportunidades para dezenas de pessoas”, analisou.

A diretora conta que qualquer cidadão umuaramense pode participar das aulas de violão. “A idade mínima é de 9 anos. Qualquer pessoa acima dessa idade pode participar, sem pagar nada. Quem já tem violão, pode levar, mas quem ainda não possui o instrumento, a Fundação Cultural vai emprestar para que o aluno faça as aulas”, comenta.

O lançamento contou com a presença do prefeito Celso Pozzobom.

A primeira associação de moradores a receber o projeto foi a do Belvedere, na terça-feira (31/08), mas ainda na quarta-feira (1°) também tiveram início novas turmas no Primeiro de Maio e no Alto São Francisco.

“Nosso objetivo é expandir o programa para mais e mais associações. Vamos formar turmas com no máximo 10 alunos, para garantir um melhor aprendizado. Dependendo do bairro, abriremos entre 30 e 40 vagas”, explicou Talita.

Ela conta ainda que as aulas terão entre 40 e 50 minutos de duração, com o professor Sandro Luiz, sempre em horário comercial (das 8h às 17h).

“Vale destacar que as aulas são para principiantes – ou iniciantes no instrumento. Estamos mantendo rigorosamente os cuidados contra o coronavírus. E para se candidatar à uma vaga, basta entrar em contato com a Fundação Cultural pelo telefone (44) 3621-4112 ou preencher um formulário no endereço eletrônico https://forms.gle/cjoyQPTTmKxBaG4T8”, finaliza.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas