
Servidores do CadÚnico participam de qualificação em Umuarama
Atualmente, Umuarama registra 17 mil famílias inscritas no CadÚnico do governo federal


Equipes de servidores atuando como entrevistadores e cooperadores do Cadastro Único (CadÚnico) de 17 municípios da região participaram de uma capacitação em Umuarama, nesta semana, no Centro da Juventude Professor Agnaldo Mackert (Ceju). O treinamento aconteceu entre o dia 14 e 17 com atividades programadas durante todo o dia.
A ação foi realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), com o apoio dos escritórios regionais de Cianorte e Campo Mourão, além da equipe de Umuarama.
“A capacitação visa qualificar os agentes para o preenchimento correto dos formulários exigidos pelo Cadastro Único, em especial o chamado ‘livro verde’, que é abastecido com informações coletadas durante as visitas domiciliares”, esclareceu Tania de Souza Marques, coordenadora do Cadastro Único no município.
A coordenadora enfatizou que a fidelidade das informações do formulário principal de cadastramento é crucial para o controle do sistema, onde os dados são inseridos após as visitas. Atualmente, Umuarama registra 17 mil famílias inscritas no CadÚnico do governo federal, atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Para melhorar o atendimento, a Prefeitura está criando uma sede exclusiva para atender às demandas desse serviço, que abrange quase 41 mil umuaramenses. Dentre essas famílias, cerca de 5 mil são beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). A nova sede ficará localizada na rua Piúna, em frente ao Espaço Carpintaria da Paróquia São José Operário, na região central da cidade.
“Com uma sede exclusiva, nossa intenção é centralizar as demandas, agilizando o suporte aos usuários e, dessa forma, aliviando o atendimento aos demais serviços sociais realizados nas três unidades do Cras que temos”, explicou Dayanne Paola Demozzi, secretária da Assistência Social.
Apenas com o PBF, essas famílias recebem cerca de R$ 3,5 milhões por mês, um montante que garante dignidade aos beneficiários e ajuda a movimentar o comércio local, acrescentou a secretária. “Dada a relevância do programa e sua importância, a capacitação continuada dos servidores é fundamental, e o prefeito Celso Pozzobom apoia essas ações, em parceria com a equipe do governo do Estado”, concluiu a secretária.
(Com informações PMU)