
PF desmantela organização criminosa de agrotóxicos contrabandeados
Agentes federais cumpriram mandados judiciais da 1ª Vara Federal de Umuarama nas cidades de Terra Roxa, Iporã, Palotina e Jesuítas

A Polícia Federal, em conjunto com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná, deflagrou nesta segunda-feira (21) a Operação Circe, voltada para o desmantelamento de uma organização criminosa especializada na importação, transporte e comercialização de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai.
Cerca de 40 agentes federais foram mobilizados para cumprir 13 mandados judiciais emitidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama, que incluíam 8 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva. As ações ocorreram nas cidades de Terra Roxa, Iporã, Palotina e Jesuítas. Os mandados de prisão foram cumpridos nas cidades Palotina, Terra Roxa e Jesuítas.
Segundo as investigações, os agrotóxicos ilegais eram retirados de suas embalagens originais e reembalados em invólucros de outros produtos, uma manobra destinada a enganar as autoridades de fiscalização brasileiras. Em nota à imprensa, a PF informou que os produtos contrabandeados eram, então, transportados para estados como Mato Grosso e Bahia.
Além disso, a operação revelou movimentações financeiras suspeitas associadas à organização criminosa. Como parte das medidas para desmantelar a rede, foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis e o bloqueio de contas que podem totalizar até R$ 10 milhões, ligadas a quatro investigados.
Os membros da organização responderão por crimes de organização criminosa, importação e comercialização irregular de agrotóxicos, cujas penas podem alcançar 17 anos de reclusão. Eles também serão indiciados por lavagem de dinheiro, com sanções que podem chegar a 10 anos de prisão para cada delito cometido.




(Com informações Assessoria PF)