
10º Festival de Artes da rede municipal de Umuarama começa nesta terça no Centro Cultural
Durante dois dias, cerca de 1.500 alunos da rede municipal de ensino subirão ao palco para demonstrar seus talentos


Um dos eventos artísticos mais aguardados do ano será aberto às 8h30 desta terça-feira, 22, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert. Durante dois dias, cerca de 1.500 alunos da rede municipal de ensino subirão ao palco para demonstrar muito talento, criatividade e alegria no 10º Festival de Arte, promovido pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de incentivar as mais variadas manifestações artísticas nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.
Durante todo o ano letivo as escolas produzem muita arte, mas as exposições e apresentações ficam restritas à comunidade escolar. “Por isso promovemos o festival, para permitir que as habilidades artísticas ultrapassem os muros da unidade educacional e possibilitem ao aluno a oportunidade de mostrar seu talento no principal palco de Umuarama, o Centro Cultural Vera Schubert”, afirma a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
O 10º Festival de Artes da Rede Municipal reunirá as turmas de Infantil 4 ao 5º ano de todas as unidades educacionais municipais. Os alunos se apresentarão com números de dança, interpretações musicais, poesia e teatro, além da exposição de trabalhos do hall de entrada do Centro Cultural. “Teremos cerca de 620 alunos nesta terça e 830 na quarta-feira, com apresentações nos períodos da manhã e tarde”, acrescentou Mauriza.
As exposições de artes visuais mostrarão o trabalho de praticamente o ano todo, realizado pelos alunos nas suas escolas, dentro do currículo de Arte. O festival é o resultado de uma grande união de esforços, que além dos alunos reúne professores, funcionários e gestores das unidades educacionais, com apoio do prefeito Celso Pozzobom.
É também uma grande e animada festa, que reúne – no mesmo espaço – alunos e familiares de todas as escolas do município, com a divertida apresentação das coordenações educacionais da SME, professor Fábio Sakata e a professora Eliza Revesso Vieira Pereira, sempre sintonizados com a plateia.
O festival conta também com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, em especial, do secretário Rodrigo Fernandes Pereira e do diretor de Ação Cultural, Alessandro Salgado.
O cronograma de atrações reserva muitas surpresas, que mostra a grande capacidade criativa de professores e alunos. Haverá apresentações de música, paródias, teatro, instrumentos musicais, contação de história, danças, interpretação de música em Libras, cantigas de roda e canto performático, entre outras atrações. “Vale muito a pena prestigiar o talento dos nossos alunos”, completa Mauriza Lima.
(Reportagem: Assessoria PMU)