Redação Publisher do OBemdito

Profissionais do PA de Umuarama participam de curso de ética e humanização

Secretaria de Saúde também vai investir na capacitação de colaboradores da Atenção Primária em Saúde

Foto: PMU
Profissionais do PA de Umuarama participam de curso de ética e humanização
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de outubro de 2024 às 17h02 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 22h50

Profissionais de saúde que atuam no Pronto Atendimento (PA) e na Assistência Primária em Saúde (APS) de Umuarama participarão do curso ‘Humanização e Ética na Assistência aos Serviços de Saúde’, promovido pelo Senac, com duração de 15 horas-aula, distribuídas em três dias. Uma das turmas receberá a capacitação entre os dias 29 e 31 de outubro, enquanto a outra será treinada na primeira semana de novembro.

O treinamento contínuo dos profissionais da saúde é parte das ações voltadas para melhorar o atendimento à população que utiliza os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, o conteúdo do curso está alinhado à Política Nacional de Humanização (PNH), instituída em 2003.

“Estamos constantemente buscando aplicar os princípios do SUS no dia a dia dos serviços de saúde, promovendo mudanças nas formas de gestão e no cuidado prestado”, afirma.

Souza destaca que a PNH faz parte do sistema de gestão da saúde em Umuarama, contando com uma equipe de apoiadores que trabalha em articulação com as secretarias estaduais e municipais de saúde.

“A política se baseia na análise dos problemas e dificuldades de cada serviço e utiliza experiências bem-sucedidas de humanização como referência. A PNH promove a inclusão de pessoas de maneira coletiva e compartilhada, não se limitando a indivíduos ou grupos isolados”, explica.

A coordenadora do PA de Umuarama, Cíntia Trucolo Braga, também reforça a importância do acolhimento, destacando que ele significa reconhecer as necessidades singulares e legítimas de saúde de cada paciente.

“O acolhimento deve estar presente e sustentar a relação entre as equipes e os usuários dos serviços. Esta capacitação, contratada pela Secretaria de Saúde, é essencial para aprimorarmos o atendimento ao cidadão, criando vínculos de confiança”, ressalta. Cíntia acrescenta que o curso será oferecido gratuitamente aos profissionais de saúde.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas