
Filha pede doações de sangue para o pai que sofreu grave acidente no sábado em Umuarama
Foi necessário amputar a perna de Osmar Dias Braz e ele está na UTI do hospital Norospar


A moradora em Umuarama, Karla Dias Braz, entrou em contato com OBemdito nesta terça-feira (22) para solicitar doações de sangue para seu pai Osmar Dias Braz, de 48 anos. Ele foi vítima de um grave acidente de trânsito no último sábado (19) e está internado.
De acordo com Karla, o estado de saúde de seu pai é considerado grave. Foi necessário amputar a perna de Osmar e ele perdeu muito sangue. O paciente está na UTI do Hospital Norospar.
Pode ser doado qualquer tipo de sangue, que servirá para repor o estoque do Hemonúcleo. Quem fizer a doação deve informar na recepção do banco de sangue o nome de Osmar Dias Braz.
O acidente que causou os graves ferimentos no motociclista ocorreu na avenida Portugal, por volta das 23h e envolveu uma Honda NXR Bros 150, conduzida por Osmar e um GM Monza, que tinha como motorista um homem de 41 anos. Confira aqui os detalhes.
Como realizar a doação?
As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. O Hemonúcleo em Umuarama está localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.
Quem pode doar sangue?
Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.
Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.