
Umuarama: Alunos da rede municipal brilham no maior evento artístico da educação
O evento reuniu cerca de 1.500 alunos no palco do Centro Cultural Vera Schubert


Com o musical “Um Conto de Encontro na Origem de Umuarama”, encenado por mais de 150 alunos da Escola Municipal Tempo Integral, a Secretaria de Educação deu início na manhã de terça-feira (22), à 10ª edição do Festival de Arte 2024 da Rede Municipal de Ensino.
O evento, que terminou nesta quarta-feira (23), reuniu cerca de 1.500 alunos no palco do Centro Cultural Vera Schubert, com apresentações matutinas e vespertinas. Além das performances, o público pode conferir uma ampla exposição de trabalhos escolares no saguão do teatro.
A peça da Escola Tempo Integral abordou o movimento migratório de nordestinos para a região Sul do Brasil. O musical, que envolveu alunos de todas as turmas, foi ensaiado pelo professor Fernando Henrique Segura Gomes e narrou a trajetória de Severino, um nordestino apaixonado por sua terra, que vê sua amada Rosinha partir com a família para o Sul, em busca de uma vida melhor.
Determinado a reencontrá-la, Severino embarca em um ‘pau de arara’, como eram conhecidos os caminhões que transportavam retirantes do sertão, em uma jornada que reflete a imigração nordestina para Umuarama. A história comoveu o público e abriu com chave de ouro o Festival de Artes, que também inclui apresentações musicais, teatro, paródias, danças, contação de histórias, música em Libras, cantigas de roda e canto performático, entre outras atrações.
O prefeito Celso Pozzobom inaugurou oficialmente o festival, destacando a criatividade e o talento dos alunos, além do empenho dos professores e da equipe da Secretaria de Educação na organização do evento. Ele também valorizou a exposição de trabalhos escolares. A primeira-dama, Dulce Barreiros Pozzobom, parabenizou os envolvidos e expressou satisfação em participar.
“O festival é a coroação do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelas escolas”, afirmou. Dulce também agradeceu ao prefeito pelo foco na infraestrutura das escolas, com reformas e ampliações, além do suporte aos professores e gestores.
A secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, reforçou a importância do festival para que os alunos mostrem suas habilidades culturais e artísticas. “As artes são fundamentais para o crescimento integral do aluno. Elas não só complementam o aprendizado acadêmico, mas também estimulam o desenvolvimento global, envolvendo áreas cruciais da personalidade das crianças”, disse.
Mauriza também agradeceu o apoio da Fundação Cultural de Umuarama, que incluiu o festival na programação da Semana da Cultura, e enalteceu o trabalho de todos os envolvidos na realização de um dos eventos mais esperados do calendário escolar, que busca incentivar expressões artísticas nas unidades de ensino da Rede Municipal. O festival conta com a participação de turmas do Infantil 4 ao 5º ano e é apresentado pelos professores Fábio Sakata e Eliza Revesso Vieira Pereira.

(Com informações PMU)