Redação Publisher do OBemdito

Chuva rompe ecobarreira do Lago Aratimbó; Secretaria faz operação de recuperação

Equipamento que retém a passagem de lixo descartado de forma irregular havia sido depredado por vândalos há dois meses

Foto: Assessoria PMU
Chuva rompe ecobarreira do Lago Aratimbó; Secretaria faz operação de recuperação
Redação - OBemdito
Publicado em 24 de outubro de 2024 às 19h46 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 23h05

Na manhã desta quinta-feira (24) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente agiu prontamente para recuperar a ecobarreira instalada no Lago Aratimbó. O equipamento foi rompido pela força das águas da chuva que caiu sobre a cidade na noite de quarta-feira (23) e agora terá de ser retirado e levado para reforma total, já que havia sido depredado por vândalos há menos de dois meses.

O secretário de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, esclarece que a ecobarreira é um dispositivo relativamente simples, mas de grande valia no bloqueio da passagem de lixo sólido, que deixa de ser descartado na natureza.

“São galões de plástico unidos por cabos de aço e colocados de um lado ao outro das margens do lago, desta forma, quando descem plásticos, garrafas pet e toda uma variedade de lixo jogado nas ruas, o dispositivo os retém e fica fácil para ser recolhido. Para se ter uma ideia, em menos de quatro meses já foram retiradas quase três toneladas de detritos”, informa.

No final de agosto as correntes de sustentação da ecobarreira foram cortadas por vândalos, fazendo com que estrutura se desprendesse. “Imediatamente equipe da Secretaria de Meio Ambiente fez uma operação de socorro, realizando um trabalho emergencial para que o dispositivo continuasse em funcionamento, cumprindo seu papel de contribuir com a preservação da limpeza do meio ambiente”, relata Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.

Ela conta que o equipamento foi retirado em uma operação de força-tarefa e enviado ao Pátio Municipal para ser reformado. “Acreditamos que dentro de 15 ou 20 dias a ecobarreira já deve ser reinstalada. E nosso pedido à população é que nos ajude a cuidar do Lago Aratimbó, que é o nosso principal cartão-postal: denuncie, acione a Guarda Municipal ou outras forças policiais, a Ouvidoria 156, a Secretaria de Meio Ambiente, enfim, vamos juntos cuidar de um bem tão importante para nossa cidade”, aponta.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas