
Umuarama registra cerca de 145 raios durante temporal na noite de quarta-feira
Confira algumas fotografias espetaculares feitas por leitores de OBemdito


A tempestade que atingiu Umuarama na noite de quarta-feira (23) causou queda de árvores e estragos. Porém, para quem gosta de admirar os fenômenos naturais foi uma boa oportunidade para admirar muitos raios. De acordo com o instituto de meteorologia Simepar, foram registradas cerca de 145 descargas elétricas durante o período em que choveu.
Quem aproveitou para fotografar a atividade elétrica foi Asaff Saab de Souza. Ele enviou algumas imagens para OBemdito, assim como o Ronaldo Augusto Silveira e o Guilherme Andrade.
De acordo com o Elat – Grupo de Eletricidade Atmosférica a densidade média de raios em Umuarama é de 5,902662649485 por km²/ano. A Capital da Amizade está em 30º lugar no ranking de densidade estadual de descargas elétricas e na 1.232ª colocação no ranking nacional.
Os raios são explicados como descargas elétricas que são geradas pelo atrito de massas de ar nas nuvens. Normalmente se forma a partir da eletrização de nuvens mais altas, ou seja, que estão mais distantes do solo.





