
Umuarama terá ‘Desfile Sustentável Cíclico’ nesta terça-feira no Centro Cultural
Moda, performances, músicas e experiências sensoriais para pessoas com deficiência unem-se à produção alternativa de modelos


Um dos projetos mais heterogêneos e que fazem parte do cronograma da Semana da Cultura produzida pela Fundação Cultural de Umuarama, o ‘Desfile Sustentável Cíclico’ será realizado a partir das 19h30 da desta terça-feira (29) no Centro Cultural Vera Schubert, com entrada gratuita. Moda, performances, músicas e experiências sensoriais para pessoas com deficiência unem-se à produção alternativa de modelos.
Com criação, produção e organização de Ruan Moreira Alves – mais conhecido como Fahtus Kadara –, ‘Cíclico’ é projeto é inclusivo a pessoas com deficiência, servindo caminhos de acesso a deficientes físicos com rampas e contribuintes de guia e orados descritivos ao decorrer do evento com interpretação em Libras para deficientes auditivos.
“Paralelamente à apresentação de peças exclusivas feitas com materiais alternativos por nosso grupo de estudantes do Colégio Bento Mossurunga, teremos dança e música, tudo preparado para ser diversificado e surpreendente”, relata Alves.
Fahtus destaca que a sustentabilidade é requerida desde os primórdios e por isso decidiu criar e apresentar seu próprio universo no espetáculo ‘Cíclico’, onde dança, moda, interpretação e outras expressões artísticas.
“Busco apresentar minha perspectiva a respeito da falta de consideração observada na sociedade em relação a suas casas e à natureza. Nós coexistimos e lhe faltamos com respeito. ‘Cíclico’ conta a história do jovem que dança por todos, se veste por todos e luta por si sem apoio no desejo de emergir”, resume o produtor.
Além de Fahtus, a equipe conta com o trabalho das produtoras Sarah Teixeira, Pérola Cristina, Vitória Alessandra e Emanuela Vitória, que cuidam do som, iluminação, montagem de cenário e organização; interpretação de Libras por Gisele Girotto, cerimonialistas e comunicadoras Rafaela e Camille, além de supervisão e orientação educacional das professoras Rosilene, Adriana e Katielle.
Para finalizar, Fahtus chama a atenção para o fato de a indústria da moda ter um impacto expressivo no meio ambiente – tanto por seu alto consumo de recursos naturais, quanto pelo uso de produtos químicos e geração de resíduos. “Adotando práticas sustentáveis, como comprar em bazares, brechós, ações de trocas e doações, as peças tornam-se cíclicas, novas de novo, obras de arte, nova vida. Todos são convidados a repensar seus atos e a fazer parte desse movimento”, afirma o autor.
SERVIÇO – ESPETÁCULO DESFILE SUSTENTÁVEL ‘CÍCLICO’ – Data: 29/10/2024 (terça-feira) – Horário: 19h30 – Local: Centro Cultural Vera Schubert – Entrada: Grátis.
(Reportagem: Assessoria PMU)