Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Prefeito da região declara ‘tolerância zero’ a donos de motos barulhentas

Multa de quase R$ 200, perda de 5 pontos na carteira e retenção do veículo. Vale a pena?

FOTO: ARQUIVO
Prefeito da região declara ‘tolerância zero’ a donos de motos barulhentas
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 3 de setembro de 2021 às 11h43 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 23h10

O prefeito de Farol, na região de Goioerê, deu um ultimato para os condutores que insistem em fazer barulho na cidade com as motos sem escapamento ou com o acessório alterado. Ou corrigem a fonte do incômodo ou terão problemas com a polícia. 

O acordo com a PM é de tolerância zero tanto para moradores do município quanto para quem vem de outras cidades, achando que que Farol não tem lei. 

“Nas últimas semanas estamos tendo muitas reclamações envolvendo esta questão. As pessoas vêm de fora com escapamento aberto ou carro de som. Acham que estão em uma competição automotiva. Para esse tipo de conduta nosso aviso é de tolerância zero”, disse Oclecio Meneses ao jornal ‘Tribuna do Interior’.

O prefeito afirmou que já se reuniu com o comando da Polícia Militar e que a equipe local está pronta para agir com rigor, tirando de circulação as motos dos infratores. Segundo Meneses, as motos “estaladeiras” vêm tirando a paz dos moradores já há algum tempo.

Mas não é só ele que se mostra irritado com a falta de noção de alguns motociclistas. Várias outras cidades do noroeste estão partindo para apertar o cerco em desfavor dos barulhentos. Existem, inclusive, tratados para uma operação regional em grande escala, com o objetivo de colocar ordem na casa.

O CTB (Código Brasileiro de Trânsito), em seu artigo 230, inciso VII, prevê que conduzir veículo com a cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave. 

As penalidades previstas são: multa de R$ 195,23, perda de 5 pontos na carteira e retenção do veículo, até que a situação seja regularizada.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas