
Eleição para presidência da Câmara de Umuarama pode ter disputa entre duas chapas
Alguns parlamentares, embora não confirmem suas candidaturas, sinalizam disposição para assumir a presidência


A pouco mais de dois meses do início de uma nova legislatura na Câmara de Umuarama, as articulações para a presidência da Casa Legislativa começam a ganhar forma, com expectativa de disputa entre duas chapas.
A presidência, atualmente ocupada pelo vereador Clebão dos Pneus (PP), é estratégica, porque confere ao ocupante o poder de pautar projetos tanto do Executivo quanto dos próprios vereadores, além de garantir um salário superior ao dos demais parlamentares.
Em Umuarama, a eleição para a Mesa Diretora ocorre a cada dois anos. Segundo informações de bastidores, ainda não há definição dos candidatos, mas já se desenham dois grupos de vereadores interessados no comando da Casa.
Alguns parlamentares, embora não confirmem suas candidaturas, sinalizam disposição para assumir a presidência, caso esse seja o desejo da maioria. Entre eles está Cris das Frutas (Avante), reeleita para seu segundo mandato. Cris foi a segunda vereadora mais votada, com 2.330 votos, e atualmente ocupa o cargo de Procuradora da Mulher da Câmara.
“Estamos fazendo algumas reuniões, mas não temos nada definido ainda. Temos que estar bem alinhados com os demais vereadores. Se o prefeito precisar, o meu nome estará à disposição”, afirmou Cris.
Outro que manifestou interesse, mas que não deve buscar apoio de forma ativa, é Luiz Antônio (PP), eleito com 1.531 votos e estreante na Casa. “Não temos nenhuma conversa nesse sentido com ninguém, mas, se por ventura chegar até a mim, vamos assumir”, disse o vereador. “Não somos oposição [ao prefeito eleito]; muito pelo contrário, admiro muito o Fernando Scanavaca e imagino que ele vem para fazer um bom governo”, completou.
Lucas Grau (Partido Novo), que foi eleito com 1.906 votos, também disse ter disposição para disputar a presidência. Segundo ele, ainda não há definição quanto à disputa, que será decidida em conjunto com o partido.
“Estou conversando com o partido, porque é um momento de aprendizado. Não sou de família política, então tenho muito que aprender, inclusive, aqui no meu escritório estou com a Lei Orgânica, a Lei Municipal e o Regimento Interno”, afirmou.
OBemdito também procurou o atual presidente da Câmara, Clebão dos Pneus, mas até o momento da publicação desta matéria, o vereador não havia respondido aos questionamentos. O regimento da Casa permite que ele concorra novamente, caso deseje.
Newton Soares (Podemos), vereador com o maior número de mandatos e mais votado nas últimas eleições, com 2.766 votos, também é apontado como possível candidato à presidência.
OBemdito não conseguiu contato com Marquinho do Climério (Republicanos), Jabá da Carroceria (Republicanos), Ronaldo Cardoso (PSB), Ednei do Esporte (União Brasil) e Enfermeira Rosângela (Avante). No entanto, nada impede que eles também lancem candidaturas, intensificando a disputa pelo comando da Casa.
