
Populares flagram cachorro atacando pato no Lago Aratimbó e alertam para o risco
Conforme as testemunhas, a situação aconteceu na manhã desta teça-feira e a ave teve uma asa arrancada


Um cachorro da raça Husky siberiano atacou um pato na manhã desta terça-feira (29) no Lago Aratimbó. A cena foi presenciada por um grupo de pessoas, entre elas uma mulher que fazia caminhada no local. A OBemdito, a mulher (que preferiu não se identificar) afirmou que ao ver a cena, as pessoas impediram que o cão matasse a ave, que teve uma das asas arrancada.
Após evitar que o pato fosse morto, o grupo viu o cachorro correndo em direção à Avenida Paraná. Eles também avisaram um funcionário da prefeitura que estava no local. Não foi possível saber quem é o tutor do cão. A senhora que conversou com OBemdito disse não foi feito registro do ataque em virtude de as pessoas estarem socorrendo o pato.
Consultada sobre a situação, a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama informou que não recebeu qualquer comunicado oficial sobre o caso e orientou os tutores de pets sobre como agir em situações como essa.
“Sempre pedimos que andem [os donos] com os animais na coleira, isso é uma regra estadual, exatamente porque um cachorro pode atacar um pato e o pato mora no lago. Se, por ventura, o animal, mesmo na coleira, atacar, é a parte de prestar socorro ao animal, porque, se a pessoa não prestar socorro, enquadra como maus-tratos”, disse a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
A Guarda Municipal também não recebeu qualquer denúncia a respeito da situação. Em situações de ataques a patos ou outros animais no lago, os donos dos pets devem entrar em contato tanto com a GM no 153 quanto com a Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal pelo telefone (44) 3621-4141.