
Empreendedorismo feminino em ação: Grupo Collab cresceu e se tornou exemplo de sucesso
A iniciativa de mulheres de Umuarama ganhou projeção e hoje ressalta a importância da colaboração e do impacto positivo que isso gera aos negócios


Em tempos de redes sociais, onde a presença digital é essencial para o sucesso de qualquer negócio, um grupo de mulheres encontrou na colaboração uma maneira inovadora de impulsionar seus empreendimentos. Com esse propósito nasceu, há três anos, o grupo de WhatsApp Collab Mulher.
Eram quatro, hoje são três que administram o grupo: Fabiana Vieira, Carolina Tavares e Carolina Boucault, todas professoras que resolveram, para conseguir renda extra, também empreender e, ao mesmo tempo, transmitir seus conhecimentos.
“Percebemos que muitas empreendedoras enfrentavam os mesmos desafios para promover seus negócios on-line, desde o engajamento com o público até a criação de conteúdo relevante. Com isso em mente, resolvemos nos unir e convidar outras mulheres para compartilhar dicas, estratégias e experiências”, relata Fabiana, que é proprietária da marca Ella Atemporal, loja de roupas instalada em um contêiner, especializada na linha comfy e slow fashion.
O grupo, primeiro dessa modalidade criado em Umuarama, rapidamente cresceu e hoje conta com 113 participantes de diferentes áreas de atuação, todas com um objetivo em comum: fortalecer suas marcas e se ajudarem mutuamente.
“Nossa primeira ideia era instruir e, para isso, realizamos palestras presenciais nas nossas casas ou via videoconferência, pautadas nas novas técnicas de comunicação, ensinando conceitos como o ‘fura-bolha’, o ato de atingir novos clientes, aqueles que estão além do público alvo de cada uma”, acrescenta Carolina Tavares, que é revendedora dos produtos Pink Cheeks [marca brasileira de cosméticos de alta performance para desportistas].
E tem dado muito certo, segundo elas. “Acreditamos que, juntas, somos mais fortes. É muito gratificante ver que o sucesso de uma inspira e alavanca o sucesso da outra, porque o Collab tem aumentado o raio de ação de cada integrante e ajudado consideravelmente a dar maior visibilidade a todas; estamos muito felizes com os bons resultados, com o sucesso que alcançamos”, ratifica Carolina Boucault, proprietária da Le Bucô, loja on-line de semijoias.
Mais que apoio ou trocas de aprendizado, o grupo Collab tem um sistema de trabalho estabelecido e seguido à risca. Exemplos: na quarta-feira todas se concentram no engajamento e na quinta, no ‘Vitrine Collab’, que é o dia das promoções, dos descontos especiais para quem está no grupo.
“Temos que ter uma metodologia para fazer valer nossos esforços, que são voltados à solidariedade, porque, acima de tudo, o Collab se alicerça no companheirismo, na reciprocidade… É uma mulher inspirando a outra, é a união fazendo a força… O Collab é um exemplo de como a tecnologia pode aproximar pessoas e transformar sonhos individuais em uma rede de sucesso coletivo; me orgulho de ter sido a idealizadora”, destaca Fabiana.
Empreendedorismo colaborativo
Com a popularização do Collab, o grupo se tornou um espaço de aprendizado contínuo e crescimento mútuo. “É uma verdadeira rede de suporte, onde cada integrante sabe que pode contar com as demais para compartilhar conquistas e buscar apoio nos momentos difíceis” afirma Fabiana.
Para ela, “esta iniciativa não apenas está ajudando a transformar negócios, mas também está incentivando a criação de novas histórias de sucesso no empreendedorismo feminino”. E as ações do Collab mostram que, com união e apoio, “as mulheres podem alcançar resultados ainda mais expressivos e significativos, comprovando que o empreendedorismo colaborativo é uma tendência que veio para ficar”.
Fazem parte do Collab empreendedoras de diversos segmentos do comércio, como vestuário, cosméticos, alimentação, lavanderia e estética; tem profissionais de fisioterapia, arquitetura, massagem e saboaria artesanal; e artesãs de outros ramos.

Vem aí a 3ª Fefecom
Se a ideia da Collab é fazer o movimento crescer e atingir mais mulheres, uma ação de peso – e presencial – tem que fazer parte. E essa ação é uma feira dos produtos que as mulheres do grupo oferecem: a Fefecom, que está na terceira edição e com data agendada para 9 de novembro.
Quem quiser participar ainda dá tempo: as inscrições estão abertas. Empreendedoras que não fazem parte do grupo também podem se inscrever. Vai acontecer no Câmpus 3 da Unipar, em parceria com a ‘Mostra de Cursos’ da instituição universitária. Entre outros atrativos, terá exposição de carros antigos e de motocicletas do Feras Moto Clube.
Serviço
3ª Fefecom – Feira do Empreendedorismo Feminino Collab Mulher
9 de novembro – das 10h às 18h – Local: Câmpus 3 da Unipar
Mais informações: whatsapp 9 9717 0765 ou 9 9813 2440.