Redação Publisher do OBemdito

Golpistas enviam boletos falsos de cobrança para Microempreendedores Individuais de Umuarama

Documento parece ser real, com códigos pix e de barras, logomarcas oficiais e tom ameaçador

Foto: Assessoria PMU
Golpistas enviam boletos falsos de cobrança para Microempreendedores Individuais de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de outubro de 2024 às 17h44 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 22h39

A Casa do Empreendedor de Umuarama faz um alerta: dezenas de Microempreendedores Individuais (MEIs) estão recebendo, por e-mail, falsos documentos de cobrança de uma suposta ‘Taxa Única Associativa’, vinda de uma inexistente Associação das Micro Empresas de Umuarama.

Além de uma carta, em tom ameaçador, o empresário recebe uma guia para pagamento em nome de Serviço de Cobrança Extrajudicial, em forma de uma Notificação Extrajudicial, com valor que chega a quase R$ 300.

A indicação do secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, é clara: o empresário não deve nem pensar em pagar. “Em hipótese alguma pague esta ou qualquer outra cobrança que chegue em nome dessas ‘instituições’, porque elas simplesmente foram criadas para aplicar golpes nas pessoas de bem. Existem vários processos e denúncias contra elas Brasil afora, porém, depois de o dinheiro transferido via pix ou conta bancária, é praticamente impossível ser recuperado”, afirma.

A Notificação Extrajudicial diz estar assinada digitalmente por duas pessoas, que não existem: Roberval Fernandes Martins de Almeida Andressa Cristina Amorim de Alencar Medeiros. “Só no Reclame Aqui existem vários depoimentos a respeito desse mesmo caso, que já foi realizado em diversos estados brasileiros. Para se ter uma ideia, o número apresentado para pagamento por pix cai em uma conta no banco Bradesco de Goiânia (GO) e algumas vezes no Rio de Janeiro (RJ). É preciso prestar muita atenção”, indica.

O gerente da Casa do Empreendedor, Sergio Vercezi Filho, acrescenta que a única taxa que os MEI devem pagar é o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). “Se por acaso os empresários receberem boletos que não reconheçam a origem e ficar em dúvida, pedimos para que leve até a Casa do Empreendedor, que fica na Praça Hênio Romagnolli, ao lado da Aciu, que iremos ter a satisfação de oferecer todo apoio possível”, informa.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas