Graça Milanez Publisher do OBemdito

Gerente de loja deixa emprego para trabalhar com customização de agendas religiosas

Adriana Saúna encontra propósito e sucesso nesta nova caminhada. Agora, em casa, ela se vê mais próxima da família e de sua vivência religiosa, sem abrir mão de uma renda mensal

Adriana Saúna e suas agendas: católica, faz do trabalho um meio também de praticar a religião - Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Gerente de loja deixa emprego para trabalhar com customização de agendas religiosas
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 2 de novembro de 2024 às 18h13 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 22h26

Quando percebeu a possibilidade de trabalhar em casa, com rotina flexível, ela não hesitou e encontrou a realização que buscava. Seu exemplo é inspirador e mostra que é possível, sim, alinhar vocação e sustento. Esse é o resumo da história de Adriana Saúna, 44 anos, moradora do bairro Verde Vale, de Umuarama.

Foram dez anos vivendo a rotina comum de muitos brasileiros: o emprego fixo, o relógio de ponto e o ir e vir de casa para a empresa, da empresa para casa. A estabilidade era um conforto, mas a inquietação crescia dentro dela, impulsionada por uma vontade de fazer algo que realmente amava.

Foi assim que, após muita reflexão e planejamento, Adriana tomou a decisão: pediu demissão. “Em meu ateliê, em minha residência, eu já fazia agendas nas horas vagas e vi que estava ‘tirando’ o mesmo salário que o da loja, então por que não arriscar?” Arriscou para empreender com um propósito bem especial: a criação e customização de agendas com temas religiosos voltados à Igreja Católica.

Com talento e dedicação, ela transformou um hobby em profissão, unindo fé e criatividade para confeccionar produtos que fazem mais do que apenas organizar o dia a dia das pessoas; eles também oferecem mensagens de esperança e de motivação espiritual.  

Adriana (20)
Agendas customizadas da Adriana: encomendas de gente de Umuarama e região

Cada agenda que Adriana cria é uma peça única. Ela escolhe as passagens bíblicas, citações de santos e imagens que vão compor o projeto, sempre prezando pela harmonia e pelo respeito à tradição católica. Os detalhes são pensados com tanto bom gosto que as agendas, muitas vezes, acabam se tornando objetos de estima para os clientes, que relatam sentir-se tocados pelas mensagens.

O sucesso que Adriana está alcançando não é apenas fruto de seu talento, mas também de sua capacidade de adaptar-se ao mercado. A demanda por personalização é alta, e ela soube criar um nicho diferenciado, no qual a qualidade e a autenticidade são os principais atrativos.

“Eu sinto que estou contribuindo de uma maneira especial para o bem-viver das pessoas, e isso me motiva a ser cada vez mais detalhista e dedicada em cada encomenda”, conta Adriana, que frequenta a Igreja São Paulo Apóstolo. “Faço o que amo, vivenciando o que acredito e o que prega o meu trabalho”, exclama a proprietária do Alegra-te Ateliê.  

Adriana (15)
Diário Espiritual, com o nome da pessoa que encomendou: peça faz parte do portfólio

Portfólio variado

Adriana é católica praticante, que vai à missa todos os dias às 6h30; mãe de três filhos e avó da menina Lara, é casada com o diácono e professor de teologia Antônio Saúna. “Faço questão de mencionar meu marido na conversa, porque ele me dá muito apoio”, conta, demonstrando alegria nas palavras.

Aliás, alegria parece que não falta no dia a dia dela. “Esse trabalho é apaixonante! Por isso trabalho feliz”, confirma a artesã de agendas, que tem muitos clientes em Umuarama e cidades vizinhas. “A demanda vem aumentando e isso me deixa mais animada, ainda, o que me faz pensar que acertei na decisão”.

Além de agendas, ela também confecciona diário espiritual, diário do santo terço, livrinhos de novenas, de oração e para lembrança da primeira eucaristia e da catequese, entre outros que personaliza com o nome e os detalhes solicitados pelo cliente, seguindo a devoção de cada um.

Adriana (11)
Arte no computador: todo o trabalho começa aqui

Costuma trabalhar oito horas por dia, concentrada na produção. Do computador, onde cria as artes, vai para a impressora, para a laminadora, a perfuradora… “Faço tudo uma a uma, focada na técnica e preocupada em harmonizar as cores, as palavras, os desenhos, o brilho… E coloco também muito carinho em cada peça, pois através delas consigo propagar o amor desse Deus maravilhoso que sirvo e que confio plenamente”, exclama.

Ah, uma vez ou outra a impressora rouba sua alegria: “Sim, ela consegue tirar minha paz de espírito quando resolve dar ‘piti’; como dizem, impressoras têm vida própria e a gente tem que aceitar!”, comenta, rindo.

Para encomendar entre em contato pelo (44) 99995-2748 ou https://www.instagram.com/alegrateatelie/.

Adriana (17)
Agenda “Sou catequista” é uma das muitas versões feitas pela Adriana
Adriana (14)
Adriana diz que trabalha feliz porque “vivência o que prega”
Adriana (23)
Livrinhos para várias ocasiões fazem parte do rol de produtos da Adriana
Adriana (12) Copia
Dedicação com alegria: impressora, às vezes, dá ‘piti’
Adriana (26)
Adriana (25)
Adriana (22)
Adriana (24)
Adriana (19)
Adriana (18)
Adriana (13)
Adriana (7)
Adriana (5)
Adriana (10)
Adriana (9)
Adriana (27)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas