
DER afirma que instalação de balizadores na PR-323 foi necessária para evitar manobras irregulares
O órgão classificou a avaria dos equipamentos como possível ato de vandalismo


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) se manifestou sobre a situação dos balizadores que foram destruídos em menos de uma semana após serem instalados no trecho urbano da PR-323, em Umuarama.
Em nota enviada ao OBemdito, o DER informou que os equipamentos instalados entre a Loja Havan e o Parque de Exposições, e também próximo ao entroncamento com a Avenida José Ariovaldo, são de polietileno e servem para canalização ou direcionamento de tráfego.
Segundo o órgão, os equipamentos são necessários devido ao grande número de acidentes nos últimos dois anos, além de inibir a incidência de manobras irregulares. “Os balizadores não têm função de barreira física, mas sim de sinalização de tráfego. Devido aos atos de possível vandalismo nos dispositivos, o DER-PR vai analisar a situação para definir como melhor proceder”, afirmou o órgão.
Na última terça-feira (29), OBemdito publicou uma matéria mostrando que centenas dos equipamentos que haviam sido instalados ao longo da rodovia foram danificados. Segundo o que pode ser observado no local, as avarias foram provocadas por veículos e caminhões pesados que passam diariamente pelo trecho, evidenciando a fragilidade dos mesmos.