
Morador do Jardim América reclama de podas de árvores plantadas por ele no canteiro central
No vídeo enviado para OBemdito, o morador contou que as árvores não são de outra região do país e foram podadas sem o seu consentimento

O morador do Jardim América, Douglas Sapia, entrou em contato com OBemdito na manhã desta sexta-feira (1º/11) para reclamar de uma poda de árvores realizada ao longo da Avenida Viçosa, onde reside. Segundo ele, que tem imóvel no local desde 2010, as árvores da espécie Plátano haviam sido plantadas há cerca de cinco anos e foram podadas sem o seu consentimento e de forma errada.
“Eu reflorestei há um tempo atrás; a [Avenida] era praticamente deserta. A ideia era de uma avenida bonita. Eu plantei essas árvores pequenininhas e cuido delas. Mesmo estando no canteiro da prefeitura, que não se dispõe a fazer um trabalho minimamente paisagístico, eu plantei e cuidei a vida toda”, afirmou.
No vídeo enviado para OBemdito, o morador conta que as árvores não são de outra região do país. Ele também afirma que os exemplares não estavam atrapalhando. “Eu podava essas árvores, eu as conduzia. Eu estava deixando do jeito certo. A prefeitura de Umuarama destruiu um trabalho de uns quatro ou cinco anos que eu vinha mantendo da forma perfeita como tem que ser. Do nada, alguém vem com uma serra e arrebenta com tudo”, disse.

Após a reclamação, OBemdito entrou em contato com a prefeitura de Umuarama. Segundo o município, a poda foi realizada devido à necessidade de limpeza do canteiro.
A Diretora Municipal de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, afirmou que não existe nada na legislação municipal que proíba o munícipe de plantar no canteiro central; no entanto, os moradores precisam entender que, se for necessário cortar, a prefeitura fará o corte.
“Orientamos que pessoas que gostam dessa parte de paisagismo plantem dentro de suas residências. Os moradores precisam saber que o canteiro não é extensão da casa da pessoa”, afirmou.