Redação Publisher do OBemdito

Profissionais de saúde recebem capacitação sobre imunização de bebês contra a tuberculose

Treinamento abordou a vacina BCG, que deve ser aplicada ainda na maternidade

Foto: Assessoria PMU
Profissionais de saúde recebem capacitação sobre imunização de bebês contra a tuberculose
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de novembro de 2024 às 11h09 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 22h25

Profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde, hospitais e maternidade municipal foram capacitados para aplicar a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), que protege contra as formas graves da tuberculose. O imunizante deve ser administrado em bebês recém-nascidos na própria maternidade, para que possam ir para casa já protegidos.

Normalmente, a aplicação da BCG é feita nas unidades de saúde e habitualmente até nos 30 primeiros dias de vida, como explica o secretário municipal de Saúde Edson dos Santos Souza, porém as equipes materno-infantil receberam treinamento com aulas teóricas e práticas para garantir que a criança receba o imunizante o mais precocemente possível, ficando protegida logo nas primeiras semanas de vida.

“O Paraná, por meio de suas Regionais e Secretarias de Saúde, dá um bom exemplo para o fortalecimento de uma rede assistencial, garantindo maior proteção e cobertura vacinal”, observa.

A chefe da Divisão de APS, Leia Inês de Andrade Silva, relata que a tuberculose é uma das mais antigas ameaças à saúde pública e que, após a aplicação da vacina, existe um prazo para que o sistema imune fique apto.

“Por isso é importante essa nova dinâmica de vacinar já dentro dos hospitais e maternidades. A vacina BCG tem uma característica bem conhecida: é aquela que deixa uma pequena cicatriz no braço. Porém, a ausência da cicatriz não indica que a pessoa não está protegida, pois 10% dos vacinados não desenvolvam cicatriz”, detalha, informando que o evento foi realizado em uma parceria da Regional de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde.

54106809041 8bdfabf277 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas