
Família pede doações de sangue para moradora de Umuarama que terá que fazer cirurgia
Zaira Tufanele Celoia, 75 anos, será submetida a uma cirurgia de ponte de safena


A família da senhora Zaira Tufanele Celoia, 75 anos, está pedindo ajuda da população de Umuarama com doações de sangue. Ela terá que passar por um procedimento cirúrgico nos próximos dias e o hospital já se antecipou solicitando as doações para repor o estoque de bolsas do Hemonúcleo.
Regina Macabeu, sobrinha da paciente, entrou em contato com OBemdito para solicitar apoio na divulgação da campanha solidária. Ela explicou que a tia sempre foi saudável. Porém, há alguns dias passou mal e o médico realizou um cateterismo. Depois disso teve alta e estava em recuperação.
Na última sexta-feira (1º) Zaira passou mal novamente, foi internada no Hospital Nossa Senhora Aparecida e terá que fazer a cirurgia de ponte de safena. O procedimento provavelmente acontecerá na próxima quarta-feira (6).
As doações podem ser de qualquer tipo sanguíneo, pois servem para reabastecer o Hemonúcleo. Quem for doar deve falar o nome de Zaira Tufanele Celoia no cadastro.
Como realizar a doação?
As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. Também é possível ir diretamente no Hemonúcleo em Umuarama, localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.
Quem pode doar?
Homens podem doar a cada dois meses, totalizando quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações por ano. Após a coleta, o sangue é fracionado e os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio) são processados. Atualmente, a maior necessidade é de doadores do tipo sanguíneo B, que está em falta na unidade.
Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Os menores de idade podem doar com autorização e na presença do responsável legal. Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.