
Umuarama nunca esquecerá da espetacular Virada Cultural que agitou a cidade inteira
Há exatamente dez anos a Capital da Amizade recebeu o maior evento cultural


Quando a gente se põe a pensar que Umuarama sempre foi destaque no roteiro de eventos culturais e educativos de primeira grandeza imediatamente a nossa memória indica a famosa Virada Cultural que aconteceu em 2014, exatamente dez anos atrás.
Foi uma semana inteira repleta de atividades culturais gratuitas, com mais de cem ações e atrações de grande porte desenvolvidas de 11 a 16 de novembro daquele ano. E essa programação foi executada em dezenas de pontos da Capital da Amizade, como escolas, praças, ruas, bosques, teatros…
Merece registro que a maioria da população teve participação ativa na Virada Cultural, daí chegamos à conclusão de que foi o maior evento do gênero já acontecido em Umuarama, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Cultural (que organizou todas as atividades) e a Prefeitura.
Entre as atividades vamos resumir a lista com a Semana de Arte-Educação ofereceu inúmeras atividades com foco na educação no trânsito. No sábado e domingo, o ponto alto foram as atrações nos palcos Conexões e Multiart montados no Bosque Uirapuru e que ficaram marcados na memória de quem assistiu pela qualidade, satisfação e interação com as plateias.
A Virada Cultural em Umuarama contemplou ainda feiras gastronômicas, apresentações de dança, exposições, espetáculos teatrais e muitas outras atividades promovidas por entidades.

SHOWS COM POP STARS!
Pelo Palco Conexões de Umuarama, cidade que naquela oportunidade recebeu a Virada Cultural pela primeira vez, passaram nomes como Raissa Fayet, Almir Sater, Samba de Saia, Grupo Fato e Teatro Mágico.
Nos dois últimos dias da Virada Cultural, sábado e domingo, dias 15 e 16, foi concentrada no Bosque Uirapuru, onde aconteceram 16 shows, apresentações de teatro, oficina circense e pedalada ecológica. Um detalhe importante: além dos artistas de renome nacional, subiram ao palco bandas regionais de diversos gêneros musicais.

Ali no Bosque Uirapuru também teve naquele fim de semana dois dias inteiros de atividades de recreação e lazer. Na programação teve espaço para pintura artística, minipista Escolinha de Trânsito, capoeira, oficina de malabares e circense, além de apresentações de teatro.

Em outro palco, nominado de Multiart, na Praça Gurucaias, em frente ao Bosque Uirapuru, uma multidão acompanhou os shows das bandas Núcleo Base, Banda Municipal 26 de Junho, Saulo Viola e Valentim, Orquestra de Viola Caipira, Banda Rádio Ativo, Cia Unipar de Dança, Grupo de Dança IFPR, Grupo Municipal de Dança de Cruzeiro do Oeste e Banda Cavern Club.
No domingo, o Palco Multiart recebeu a Fanfarra Municipal de Umuarama, a dupla Fabrício e Renato, Bando Mavericks e Grupo de Forró Simprão de Tudo.

MAS… A GRANDE ATRAÇÃO FOI O TEATRO MÁGICO!!!
Nessa memorável Virada Cultural sem dúvidas a grande atração foi o Teatro Mágico, que se apresentou durante mais de três horas levando o grande público à loucura com seu espetáculo milticolorido que impressionou a grande plateia que interditou todas as ruas e avenidas ao redor do bosque.
O Teatro Mágico é um grupo musical de sucesso nacional que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura e do cancioneiro popular tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos num mesmo espetáculo. O show na Virada Cultural de Umuarama foi repleto de surpresas e emoções, desde a viva boneca-de-pano fazendo graça com o público na recepção até a entrada da trupe em cena.
Enfim, a Virada Cultural 2014 foi um evento retumbante que encantou a Capital da Amizade e todos aqueles que participaram assistindo as atrações da extensa programação de uma semana inteira! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)



