
Após formação de ciclone extratropical, Inmet publica alerta para temporais em Umuarama e região
O alerta entra em vigência no início da tarde desta quinta-feira (7) e segue até sexta (8)


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a ocorrência de temporais na região de Umuarama, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes entre as 13h desta quinta-feira (7) e as 10h da manhã de sexta (8). O alerta surge em meio à formação de um novo ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil, que, embora se afaste rapidamente para o oceano, provoca condições meteorológicas adversas para o Paraná, incluindo a possibilidade de tempestades severas.
Em Umuarama, houve chuva durante grande parte da manhã desta quinta-feira. Além disso, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), são esperadas pancadas nos períodos da tarde e noite, por volta das 12h, 13h, 14h, 17h e 20h. O instituto também prevê que o ponto mais forte da chuva deve ocorrer às 14h, com 2.6mm.
Ciclone extratropical
No último dia 24 de outubro, o Paraná também enfrentou condições climáticas extremas. Uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul provocou tempestades em várias regiões do estado. Na ocasião, pancadas de chuva isoladas surgiram desde as primeiras horas do dia, mas as tempestades mais intensas avançaram a partir do início da tarde, resultando em alagamentos e quedas de energia.
Nesta quinta-feira, a formação do novo ciclone extratropical deverá provocar chuvas e raios no Paraná, especialmente nas regiões Noroeste – que inclui Umuarama e municípios vizinhos – e Norte Pioneiro, onde são esperados acumulados de 30 a 50 mm. Nas demais regiões do estado, os volumes devem ser menores, e as temperaturas não devem apresentar grandes alterações, com exceção da Região Metropolitana de Curitiba, onde se espera um leve declínio.
Cuidados
Para minimizar os riscos associados ao alerta de perigo, o Inmet orienta a população a adotar as seguintes precauções:
- Durante rajadas de vento: evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
- Aparelhos elétricos: se possível, desligue aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia para prevenir curto-circuitos.
- Em caso de emergência: a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis para oferecer suporte à população.

(Com informações Inmet e Simepar)